4 de jul. de 2011

A atual situação dos Bombeiros Civis Municipais

Durante a reunião do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública) ocorrida pelo último dia 30/06 em Lorena-SP, um dos assuntos pautados foi a situação atual do Corpo de Bombeiros Municipais.
Questionamento feito pela população, na ocasião a resposta foi prontamente explanada pelo secretário de Segurança Municipal, Alfredo Ferreira.
Atualmente estão realizando um curso e estágio de aperfeiçoamento juntamente com os Bombeiros Militares do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros, localizado em Guaratinguetá-SP.
"É preciso aprender a socorrer vidas, socorrer vítimas, aplicar primeiros socorros na prática mesmo, para ser um bom profissional" destaca o secretário.
Com efetivo de oito homens, após quatro anos depois das primeiras etapas para a concretização de sua instalação, continuam sem condições ideais para o pleno trabalho, não tendo uma sede e ou ainda um caminhão autobomba, os tipos usados para combate de incêndios e ocorrências diversas.
O que antes tinham uma sede, pela avenida Dr Peixoto de Castro, hoje não tem mais: "Devido a eles estarem em São Paulo em outro curso de formação [pelo CEIB -Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros- referência na América Latina no assunto] estava inviável o pagamento do aluguel da sede, onde alocamos atualmente para o CSU [Centro Social Urbano de Lorena-SP]" explicou.
Vale ressaltar que durante o curso acima citado, os bombeiros lorenenses foram grande destaques positivos, realizado na cidade de Franco da Rocha, Grande São Paulo.
Sobre a sede, foi adiantado um projeto de construção: "Está sendo estudado a construção de uma sede em parceria com uma empresa privada da cidade, pelo local onde hoje é a Garagem Municipal no bairro da Ponte Nova" adiantou Ferreira.
Enquanto isso, o trabalho solidário de alguns bombeiros civis, ditos autônomos, na prestação de serviços voluntários para a cidade. Veja a notícia clicando aqui.
Veículos e equipamentos para o trabalho diário, que não é fácil, são outros pontos críticos que podem ser discutidos somente no ano que vem, ano eleitoral ou para o próximo Chefe do Poder Executivo.

2 comentários:

  1. Bom Dia Hugo, sou leitor semanal do seu blog. Primeiramente quero parabenizar pelo trabalho de altissima qualidade.
    Queria só fazer um comentário, o link que você deu como referência para os bombeiros de Lorena tem um pequeno equívoco. Os bombeiros citados nessa notícia são municipais, e os outros são bombeiros particular, que realizam serviços voluntários, não são contratados pela prefeitura de Lorena.

    Espero ter contribuído com a informação.
    Abraço

    Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Enfermagem UNAMA 2009, obrigado pela sua audiência e pelo comentário.
    Entretanto venho expor um equívoco que esteja fazendo.
    a reportagem postada com título " a atual situação dos bombeiros civis municipais' se refere aos bombeiros concursados da Prefeitura Municipal de Lorena.
    o link para a reportagem "Palestra sobre primeiros socorros foi promovida por bombeiros civis" inserida pelo link, sempre foi citado que são bombeiros civis, onde até no segundo parágrafo foi feita a explicação sobre o assunto, sendo citada a lei federal 11.901/2009, que tange o assunto.
    foram ainda, na reportagem "nova" sobre um serviço autônomo prestado.
    obrigado desde já. espero ter compreendido.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body