24 de abr de 2015

Lorena completa 159 anos como cidade

Neste dia 24 de abril, comemora-se a elevação de cidade, ou seja, quando passou a ser considerada oficialmente como município, Lorena-SP.
Com a povoação iniciada no final do séc. XVII e tornou-se Freguesia de Nossa Senhora da Piedade em 1718, e para os índios sempre foi Guaypacaré. Em 1788, foi elevada à Vila, pelo decreto do então govenador do Estado de São Paulo, Bernardo José Lorena, razão pelo qual recebeu o nome de Lorena, em 1856, sendo elevada oficialmente à Cidade.
Desde o surgimento, Lorena destaca-se por sua localização, pois tudo começou com a necessidade de apoio às expedições de Bandeirantes e Viajantes na travessia do Rio Paraíba, que seguiam à Minas Gerais, onde então em meados do século XIX a cidade atingiu seu apogeu com a comercialização do café, privilegiada novamente por estar estrategicamente localizada entre os principais centros consumidores do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), fator que, unido às boas condições de infraestrutura e recursos naturais, tem atraído atualmente cada vez mais investidores e contribuído para seu crescimento econômico e social.
Hoje, o desenvolvimento econômico tem se destacado no setor de indústrias e comércio. Lorena é a cidade que mais empregou pessoas na indústria em 2014, destacando-se na região, onde o setor foi o que teve o pior desempenho no ano passado. Em andamento a construção de um shopping  no trevo principal da BR 116- Presidente Dutra, e a instalação de empresas multinacionais.
Na educação, a cidade tem recebido cada vez mais estudantes por conta do crescimento de unidades de ensino superior, do Centro UNISAL, da USP, onde está a Escola de Engenharia de Lorena, e das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila. De 5.510 cidades do Brasil, Lorena encontra-se na posição de número 274 na classificação do nível de desenvolvimento humano (IDH), com um índice de 0, 766 em uma escala que vai até 1, 000, o que é considerado alto e faz com que os olhares estejam atentos ao seu desenvolvimento.

Com colaboração: Secretaria de Comunicação Social- Prefeitura Municipal de Lorena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.