28 de nov. de 2016

1,1 milhão de estudantes fazem o SARESP nesta terça e quarta-feira em todo Estado

Nos próximos dois dias (29 e 30 de novembro), mais de 1,1 milhão de estudantes matriculados na rede estadual de ensino farão as provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
Além da mobilização das 91 Diretorias de Ensino, incluindo a de Guaratinguetá que é responsável pela cidade de Lorena; professores e a Secretaria contam com mais um importante aliado: as famílias. A expectativa é que pais e responsáveis incentivem os alunos a comparecer às unidades durante as duas datas. O exame é direcionado aos 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e à 3ª série do Médio.
Além de identificar o nível de aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, o Saresp é utilizado no planejamento e estratégias pedagógicas da Secretaria. Com os dados extraídos da prova é possível fazer uma radiografia mais fiel da qualidade do ensino paulista e onde é preciso avançar. Professores e equipes gestoras das escolas também usam os indicadores nos planejamentos anuais e semestrais.
Na última edição, a rede alcançou o melhor índice da história com a melhora em todos os níveis de ensino. O bom resultado se repetiu em outras duas avaliações externas. No Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), destinado aos 5º e 9º ano do EF e 3ª série do EM, São Paulo conquistou a primeira posição nacional nas três faixas. Já a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil), mostrou que 8 em cada 10 alunos do 3º ano EF sabem ler e escrever adequadamente.

Unidades definem horários das provas
Cada escola tem autonomia para determinar os horários de aplicação das provas. Por isso, pais e responsáveis devem ficar atentos aos quadros de avisos nas unidades. A única exigência é que o turno seja o mesmo em que o aluno está matriculado. Estudantes com deficiência terão uma hora a mais, em qualquer ciclo. Todo o processo é supervisionado por membros da comunidade escolar e fiscais previamente contratados. As folhas de respostas devem ser preenchidas com caneta esferográfica azul ou preta.

Com colaboração: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body