13 de mai. de 2012

Feliz Dia das Mães!

Neste domingo, 13/05, o segundo domingo do mês de maio, é comemorado o Dia das Mães em vários países.
Considera a mais antiga comemoração, tem sua origem na mitologia, onde na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
Nos tempos modernos, a americana Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, iniciou a campanha para oficializar a data. Em 1905, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Cinco anos mais tarde o governador decretou a incorporação ao calendário oficial daquele estado.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis.
Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. 
Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas também oficializou-a no segundo domingo de maio. 
Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Enfim, o blog de notícias LORENA EM FOCO parabeniza a todas as mães brasileiras e lorenenses em especial pelo dia.

Parabéns a todas as mães brasileiras e lorenenses em especial
Outras datas:
Paralelamente, nesse dia treze de maio também comemora-se o dia da Abolição da Escravatura e a Primeira Aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body