16 de dez. de 2015

5º BIL comemora 105 anos

O 5º BIL- Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro- completou na sexta-feira última, 11/12, cento e cinco anos de existência em solenidade ocorrida pelo período da manhã em sua sede pelo bairro da Santa Edwiges em Lorena-SP.
Em cerimônia militar  houve entrega de certificados de "Amigo do Batalhão" para personalidades da cidade e região que de alguma forma contribuiram para auxílio da entidade militar como empresários e fazendeiros, além do desfile militar de apresentação das tropas.
Em seu discurso, comandante Ivon Barreto Leão recepcionou a todos agradecendo, explicou que data de aniversário se refere a publicação oficial da criação do Quinto Regimento de Infantaria ocorrida em 1910, porém o batalhão tem origem desde primórdios do exército ocorrido em 1648 durante Batalha de Gararapes, e fez um breve relato sobre a trajetória da instituição até os dias atuais.
Estiverem presentes militares da reserva, autoridades civis, empresários, secretários municipais.
O 5º BIL possui inúmeras missões cumpridas, sendo a de maior destaque fazendo parte do contingente da segurança da visita do Papa Francisco, da Copa do Mundo de Futebol, operações de pacificação do Complexo da Maré da cidade do Rio de Janeiro, sendo a corporação com maior número de participações da missão de paz no Haiti, onde infelizmente no ano de 2011 devido a um terremoto houve a morte de dez militares. ostentando a maior perda de tropas depois do fim da Segunda Guerra Mundial.


Comandante Ivon Barreto Leão posa com subsecretário municipal de Segurança e presidente do CONSEG, Darci de Lima

Comandante Ivon Barreto Leão juntamente com oficiais da reserva e da PM

Comandante Ivon Barreto Leão


Comandante Ivon Barreto Leão entrega certificado para empresários, fazendeiros e autoridades como "Amigo do Batalhão"

Comandante Ivon Barreto Leão em discurso

Comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Hélcio da Silva Vieira, posa com o subsecretário municipal de Segurança e Presidente do Conselho de Segurança, Darci de Lima

subsecretário municipal de Segurança e Presidente do Conselho de Segurança, Darci de Lima, posa ao lado de placas comemorativas com nomes de militares que participaram de missões.

subsecretário municipal de Segurança e Presidente do Conselho de Segurança, Darci de Lima, posa com oficial Balzco e filha
  
Fotografia com comandantes: Ivon Barreto Leão do 5º BIL e Hélcio da Silva Vieira do 23º BPM-I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body