18 de jun. de 2017

De cem consultas médicas marcadas, trinta e duas deixam de acontecer por ausência do paciente

A Prefeitura Municipal de Lorena por meio da Secretaria de Saúde realizou levantamento sobre absenteísmo, ou seja a ausência não justificada do paciente,  em consultas especializadas nos últimos três meses, fevereiro, março e abril de 2017 e o índice indicado de ausência dos pacientes e usuários, é alarmante.
O índice geral da análise Presença versus Absenteísmo foi de 68% presentes e 32% ausentes. Estes números oscilam para mais ou para menos dependendo da especialidade médica. Foram constatadas que apesar de um quase equilíbrio, algumas especialidades têm um percentual mais elevado do que outras, por exemplo:
Os motivos que levam o usuário a comparecer ou não às consultas médicas agendadas precisam ser detectados devido ao impacto negativo que as faltas causam no serviço de saúde, não só de caráter financeiro como no cuidado e na continuidade de seu tratamento.




Foi consolidado um demonstrativo de Absenteísmo por Especialidades nos meses de Fevereiro Março e Abril. O índice de ausentes nas consultas de Neurologia é muito grande 42% de ausência contra 58% presentes. Abaixo relacionamos cada especialidade com seus índices correspondentes:


Outro levantamento mostrou que a Especialidade de maior incidência de Absenteísmo nestes meses foi: Ortopedia 15%, seguida de Dermatologia e Oftalmologia 13% e Cardiologia 11%. Isso sem falar nos exames que são realizados e os resultados nunca foram retirados pelos pacientes.


A Secretaria Municipal de Saúde implantou o Sistema Nacional de Regulação (SISREG), um sistema web de gerenciamento que permite solicitação e agendamento de consultas em especialidades, exames e procedimentos. O uso da tecnologia propõe ampliar e agilizar o acesso do cidadão Lorenense aos serviços de saúde, podendo inferir no percentual de absenteísmo.
Segundo a Secretária de Saúde, Imaculada Conceição Magalhães enfatiza papel dos moradores “Importante ressaltar que o grande parceiro para a mudança de indicadores são efetivamente os usuários.”.
O absenteísmo dos usuários nos serviços de saúde pública é preocupante na visão da gestão do Sistema Único de Saúde.

com colaboração e gráficos: Secretaria Municipal de Comunicação Social- Prefeitura Municipal de Lorena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body