28 de jul. de 2011

Lorena e o seu índice de homicídios

A cidade de Lorena-SP, segundo a SSP-SP (Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo) registrou no primeiro semestre, ou seja, na metade do ano de 2011, quinze homicídios dolosos, ou seja, aqueles que efetivamente tiveram a intenção de morte.
No quadro, constam ainda oito homicídios culposos, sem intenção, provocados por acidentes de trânsito, e outras duas não qualificas, como quedas e uma fatalidade em serviço, sendo o ponto chave da polêmica debatida durante a reunião mensal do CONSEG, (Conselho de Segurança Comunitária), que foi realizada na noite desta quinta-feira, 28/07.
Em reportagem divulgada por um jornal impresso local,  foi somado todos os quesitos, totalizando vinte e cinco.
O delegado de Polícia Civil, titular, Wilson Stevam de Moraes rebateu sobre o tema, onde não negou que houve um aumento do delito em relação ao ano passado, porém disse que todos os casos ocorridos estão em investigação e todos já elucidados, até recentemente, exemplificando, com a prisão de uma pessoa acusada de tentar matar um jovem pelo bairro da Vila Nunes na semana passada.
"Temos feito operações constantes para combater a criminalidade, principalmente nas questões de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, só nesta semana fizemos apreensão de quatro revólveres, um fuzil calibre 7.62 que poderia derrubar um helicóptero, e uma calibre 12; somar todos os dados de morte não está certo" disse.
Com a mudança de funções da Ciretran para o Detran (Departamento Estadual de Trãnsito) e com a chegada de um novo delegado, Moraes disse que passa a estar nas ruas pessoalmente investigando e combatendo o crime.
Um morador propôs uma moção de repúdio ao jornal, sendo acatado pela maioria.
"Isso acaba denegrindo imagem da própria cidade, prejudicando comércio e tudo mais".
Em todo o Vale do Paraíba, foram registrados noventa e um casos, sendo a região mais violenta em todo o Estado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o recomendável são 10 homicídios para um grupo de 100 mil habitantes por ano.
Polêmico ou não, a taxa por Lorena está em 15 para 83 mil, sendo a média estadual de 9,60/100 mil e à nacional, de 25/100 mil habitantes. Mas isso sem dizer nas outras quinze tentativas registradas.
Na década de 2000, 2001 foi o pico na cidade, seguindo a tendência na época em todo o estado, com trinta e sete mortes dolosas.

2 comentários:

  1. LUIZ EDUARDO PFISTER neste mesmo dia sofri um assalto onde eu fui baleado na cabeça 19 hrs e ate agora a policia civil de lorena nada fez ( eu mesmo localizei o autor do crime onde apresentei mome e endereço do mesmo e apos quase um ano nada acontece ) a policia de lorena esta de PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Luiz Eduardo Pfister, obrigado pelo seu comentário e contato.
    Recomendamos que vá, se possível, na quinta-feira dia 31/05 na reunião do CONSEG- Conselhos Comunitários de Segurança Pública, na Casa da Cultura para expor esse fato à comunidade e aos demais, caso queira.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body