16 de dez. de 2014

Doação de sangue acontece nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 17/12 acontece pelo salão social do Clube Comercial de Lorena-SP, da 8h30 às 11h30 mais uma etapa da doação de sangue.
Promovido pelo Hemonúcleo de Taubaté-SP em parceria com a Prefeitura Municipal via Secretaria Municipal da Saúde, para doar o cidadão deve levar um documento com foto, estar em boa saúde e alimentado porém evitando derivados do leite, ter mais de 50kg, e idade entre 16 a quase 68 anos de idade.
Não é recomendável a doação aqueles que apresentam febre, gripe ou resfriado, grávidas ou pós parte, que fazem uso de medicamento, que tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, que tenham recentemente feitos tatuagens e pircings, uso de bebidas alcóolicas, entre outros.
Processo é muito rápido. Primeiramente faz-se um cadastro do doador, em seguida sua tipagem sanguínea e aferição da pressão arterial, logo após uma entrevista sigilosa para traçar o seu perfil na qual possa indicar algum fator negativo e caso aprovado, por fim a doação em si. Na sequência recebe um lanche e pode permanecer em breve observação médica.
Segundo dados, a cada dois segundos uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, onde para cada doação pode-se salvar quatro vidas. A ciência ainda não inventou nenhum tipo de material ou composto que possa substituir o sangue humano.
De acordo com a  Lei  Federal 10.205/01 os funcionários públicos efetivos doadores ganham dispensa pelo dia de trabalho. Pela iniciativa privada, há um limite do número de vezes ao ano.
Já a Lei Estadual SP 12.147/2005 isenta candidatos a concursos públicos do âmbito do estado a pagarem taxas de inscrição, desde que comprovem três doações pelo período de doze meses.
O Clube Comercial fica localizado na praça Geraldo de Prudente Aquino, s/n, Centro                             

Com colaboração: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body