10 de mai. de 2016

Parque Ecológico do Taboão inaugura neste sábado, 14

Neste sábado, 14/05, a partir das 10h30, vai estar sendo inaugurado pela Prefeitura Municipal de Lorena o “Parque Ecológico do Taboão”, localizado na Estrada do Taboão, no Bairro Rural de Santa Lucrécia.
O Parque Ambiental do Taboão situa-se na microbacia do Ribeirão do Taboão, em área de recarga hídrica e abastecimento de afluente do Rio Paraíba do Sul, possuindo cerca de 1.139.880 m² (113,988 hectares).
O visitante para acessar o parque, deve entrar no trevo da estrada municipal Chiquito de Aquino, seguir ao lado do shopping, entrar pela estrada da fazenda Mondesir, passar pela Capela Santa Teresinha e seguir adiante, em estrada de terra até o parque, cerca de 3km.
Pertencente ao DAEE- Departamento de Água, Esgoto e Energia Elétrica- autarquia do governo do Estado de São Paulo- vem há alguns anos sendo sondado pelas administrações municipais, vide vereadores Élcio Veira, Mafu , PM Souza para criação de uma área pública verde.
Tomada do município em 2004 por denúncias de desmatamento ilegal, a área fora novamente repassada à administração municipal dez anos depois, que realizou reforma total no local e irá abrir para a população como centro de lazer e educação ambiental.
História da barragem
Para eliminar totalmente os efeitos das enchentes na cidade de Lorena, houve a necessidade da construção de uma barragem no ribeirão Santa Lucrécia, afluente do ribeirão Taboão.
Executada em 1968, a barragem ocupa uma área de 86 hectares, sendo 6 hectares correspondentes à área de inundação, 75 hectares de área de reflorestamento (com o plantio de 130 mil mudas de pinus) e o restante ocupado com estradas internas e edificações.
Com um volume de reservatório de 820 x 103 m3 e capacidade de vertedor de 100 m3/s (descarga livre), a barragem do ribeirão Santa Lucrécia possui também uma galeria lateral em concreto armado, a qual possibilita a descarga normal da vazão do ribeirão, mantendo na época de escoamento máximo, vazões compatíveis com a seção do leito do ribeirão na cidade de Lorena.
Também executada em 1968, a barragem do Ribeirão Taboão, no município de Lorena, teve como finalidade o controle das enchentes. A área desapropriada é de 224 hectares, sendo 18 hectares para a área de inundação, 198 hectares para reflorestamento (onde foram plantadas 380 mil mudas de essências florestais, principalmente eucalipto e pinus) e o restante como sede do Esporte Clube SVP e estradas internas.
Com um volume de reservatório de 3.900 x 103 m3, essa barragem possui uma galeria lateral em concreto armado para descarga normal. Essa galeria possui na extremidade a jusante uma obra de tomada d’água para reforço de abastecimento público de Lorena.
Fonte: Acervo DAEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body