27 de mar. de 2018

1ª Semana de Conscientização do Autismo de Lorena: de 2 a 8 de abril

As estatísticas são preocupantes e o número de crianças diagnosticadas com autismo é crescente. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento.

Para que a criança autista tenha a oportunidade de desenvolver plenamente suas potencialidades, é fundamental o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. No entanto, ainda falta muita informação tanto para famílias que já possuem diagnósticos fechados quanto para aquelas que precisam estar atentas à necessidade de buscar ajuda profissional.
Somente no Brasil, estima-se que existam, hoje, 2 milhões de brasileiros autistas. Diante dessa realidade, a sociedade precisa se preparar. Neste sentido, Lorena é pioneira na região e as primeiras iniciativas já estão sendo colocadas em prática. De 2 a 8 de abril, será realizada a 1ª Semana de Conscientização do Autismo de Lorena, regulamentada por Lei. Portanto, a partir de 2018, essa Semana de Conscientização será anual, sempre na semana de 2 de abril, quando celebra-se o Dia Azul – Dia Mundial do Autismo.
A programação é variada e abrange atividades lúdicas, educativas e de conscientização. A participação em todos os eventos é gratuita e não requer inscrição prévia. Confira:


PROGRAMAÇÃO – 1ª SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
* Dia 2/4 (Dia Mundial do Autismo, segunda-feira) – Abertura da 1ª Semana de Conscientização do Autismo de Lorena com Diversão no Shopping! Das 18h às 20h, Playzone do Eco Valle Shopping liberada para as crianças cadastradas pelo Instituto Cacau.

 



* Dia 3/4 (terça-feira) – Mesa Azul – Falando do autismo (TEA) em todos os seus aspectos, às 19h, no UniFatea (Auditório Clarice Lispector).
- Implantação das leis que instituem o Programa Municipal de Atendimento ao Autista e a Semana Municipal de Conscientização do Autismo de Lorena – com o vereador Fábio Matos
- Lorena tem o Instituto Cacau (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo) – com a presidente do Instituto e mãe de autista, Grazielly Santos; e a vice-presidente e pedagoga, Joyce Andrade
- Avaliação neuropsicológica e clínica multidisciplinar – com a neuropsicóloga Meg Lorenzo Castilho
- Fonoterapia e apraxia – com a fonoaudióloga Edymara Sverberi Ferreira
- Marcha e hidroterapia – com a fisioterapeuta Carolina Miranda
- Legislação Berenice Piana (específica sobre o TEA) e os direitos dos autistas na escola – com o advogado dr. Marcos Paulo Macedo
- Diagnóstico precoce – com a psicóloga Maria Fernanda Rodrigues da Silva
Após a breve apresentação dos convidados, será aberto espaço para perguntas do público presente.





* Dia 4 (quarta) – Encontro de Pais – TEA (Autismo): e quem cuida das mamães e dos papais?. Às 19h, no plenário da Câmara Municipal. Evento realizado em parceria com o Rotary Clube de Lorena.




* Dia 5 (quinta) – Entendendo melhor o TEA (Transtorno do Espectro Autista) – do entendimento ao diagnóstico e tratamento. Palestra com o prof. dr. Lucelmo Lacerda, especialista em Educação Inclusiva. Às 19h, no Salão do Júri do Unisal.
LUCELMO LACERDA - Pós-doutorando em Educação Especial pela UFSCar, estudando a inclusão escolar da pessoa com TEA, doutor em Educação pela PUC-SP, mestre em História pela PUC-SP, historiador, especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, inclusão escolar, mediação escolar em processos inclusivos. Tem interesse em Psicologia Experimental e Pesquisa Translacional em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências.



* Dia 7 (sábado) – 4ª Caminhada de Conscientização do Autismo. Concentração às 9h30, na Praça da Estação. Saída às 10h, em direção à Praça Arnolfo Azevedo.
Camisetas à venda com os membros do Instituto Cacau. Adquira a sua ou venha de roupa azul!



* Dia 8 (domingo) – Dia de brincar no Shopping. Encerramento da 1ª Semana de Conscientização do Autismo, com Contação de Histórias no Eco Valle Shopping, às 17h. Das 18h às 20h, piscina de bolinhas liberada para as crianças cadastradas pelo Instituto Cacau.





Reforçando que toda a programação é gratuita e aberta à comunidade!

MAIS AÇÕES IMPORTANTES
Além dessas ações, também haverá, durante o mês de abril, atividades de orientação sobre o TEA nas escolas particulares que abriram suas portas e são parceiras nesta causa. Entre elas, o Instituto Santa Teresa, Colégio Gênesis, Stilu Balãozinho e Berçário Arco-Íris.
Outra iniciativa simples, porém importante, é a iluminação de alguns prédios públicos e privados da cidade, que receberão uma luz azul em suas fachadas. Sendo 2 de abril o Dia Mundial do Autismo, em diversos lugares de todo o mundo, monumentos históricos e prédios são iluminados de azul, cor que simboliza o autismo. A título de curiosidade, o azul é a cor utilizada porque o autismo atinge, predominantemente, os meninos, embora meninas também sejam diagnosticadas com TEA. Representa também a cor do universo, sem limites, como a capacidade do autista.
Por isso, caso você também queira apoiar a causa, fica a sugestão, para que instale uma luz azul em sua casa ou estabelecimento, durante o mês de abril.

PARCEIROS FUNDAMENTAIS
São parceiros na realização da 1ª Semana de Conscientização do Autismo de Lorena:
- Artes Glalce Rosa
- Cabeleireira Rafaela Cardoso
- Cerâmica Shimazu
- Contabilidade Taubaté
- CP Kids & Teen
- Cruzeiro do Sul Virtual – Educação a distância
- Eco Valle Shopping
- Elo Espaço Empresarial
- Empório Macadâmia
- Espaço Expressão Layla Mulinari
- Fecomerciários
- Life Neural Serviços Médicos
- Madeireira Pinhal
- MatosTT Tênis de Mesa
- Neuro Doctor
- Portal de Notícias O Lorenense
- Psicóloga Maria Fernanda Silva
- Rotary Club de Lorena
- UniFatea (Centro Universitário Teresa D´Ávila)
- Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) – Unidade Lorena
- Vulcano
- Yázigi Lorena

Realização: Instituto Cacau

Com colaboração e imagens: Graziela Staut

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body