28 de set. de 2010

Doação de sangue pelo Clube Comercial nesta quarta-feira 29/09

O salão social do Clube Comercial de Lorena-SP é sede nesta quarta-feira, 29/09,a partir das 8h30 para doação de sangue destinado ao o Hemonúcleo de Taubate-SP, que atende a região. Finalizando as 11h30
A doação de sangue é  rápida, segura e sigilosa composta de diversas etapas:

  1. o doador faz um cadastro, levando um documento pessoal com foto, fornecendo endereço. posteriormente recebendo uma carta em casa sobre a doação.
  2. em seguida, faz um teste de tipagem sanguinea, sendo feita uma picada no dedo da mão.
  3. após, passa por uma entrevista para ver se está apto a realizar a doação: é checado dados sobre uso de drogas e alcool, estilo de vida, uso de medicamentos, etc importante para excluir doadores de risco
  4. por fim, é chamado para a doação, onde em uma sala tranquila, ventilada, fica deitado onde é introduzida a agulha e bolsa de 400ml, aproximadamente. demora cerca de 10 a 25 minutos.
  5. para quem precisar, é possível receber um certificado, para dispensa de serviço naquele dia, após a doação conforme
REQUISITOS PARA DOAÇÃO

Ter entre 18 e 65 anos
Ter peso acima de 50 kg
Se homem, não pode ter doado há menos de 60(90) dias
Se mulher, não pode ter doado há menos de 90(120) dias
Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto
Não estar grávida
Não estar amamentando
Estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço
Ter dormido pelo menos seis horas das 24h que antecedem a doação
Não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de um ano
Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de um ano
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação
Não ser usuário de drogas injetáveis
Não ser portador de doenças infectocontagiosas como sífilis, doença de chagas e HIV (I ou II)

 A fundação PROSANGUE afirma em seu website:
 Importante: Se você é usuário de droga intravenosa, tem múltiplos parceiros sexuais, acha que sua saúde ou comportamento podem colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou sua real intenção é de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE, procure os Centros de Testagem e Aconselhamento.

Apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus já pode transmitir a doença através do seu sangue; entretanto, os testes realizados na bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus HIV, HTLV I/II e para os vírus da Hepatite C e B. Por essa razão, se você pertence a alguma das situações acima, deve ser honesto no questionário e não doar sangue, pois você pode estar no período de janela imunológica.
DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.


Sobre o atestado:
No Brasil, trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada (art. 473 da CLT).
Os funcionários públicos civis federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da Lei nº 8.112/1990).

 

CURIOSIDADES

  
Mas afinal é que é o sangue que todos falam?
Muito além de um líquido vermelho que escorre quando machucamos, por exemplo, o sangue é um tecido vivo formado por quatro componentes básicos Carrega nutrientes, gases e produtos do metabolismo das células.
Até os dias de hoje não existe nenhum substituto para o sangue. Doadores são a única fonte de sangue para os pacientes que dele necessitam.

 As células do sangue são produzidas na medula dos ossos, especialmente nos ossos chatos como vértebras, costelas, vértebras, quadril, crânio e esterno e esterno.Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue.
Essas células são essenciais para a vida, pois são responsáveis pelo transporte do oxigênio aos tecidos, pelo controle das infecções do organismo e por ajudar no controle de sangramento.
Uma bolsa de sangue doada pode ser separada em: glóbulos vermelhos ou hemácias, plaquetas, plasma, e crioprecipitado (componentes não celulares).



 DEFINIÇÕES
Plasma
É é a parte líquida do sangue. Sua função é transportar água e nutrientes para todos os tecidos do organismo. Contém sais minerais, proteínas relacionadas com a coagulação do sangue  e com a defesa contra infecções, hormônios, enzimas e as células do sangue.


  
Glóbulos vermelhos ou hemácias

São células anucleadas e possuem a forma de um disco bicôncavo. Contêm no seu interior uma proteína chamada hemoglobina a qual é responsável pelo transporte do oxigênio do pulmão a todas as partes do organismo e do gás carbônico dos tecidos para os pulmões.
A anemia resulta da alteração estrutural ou diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da redução da quantidade de hemoglobina presente no seu interior.


  
Glóbulos brancos ou leucócitos

 São os leucócitos as células de defesa do nosso organismo contra infecções. Eles possuem a capacidade de migrar do sangue para os tecidos e combater microorganismos que invadem o corpo. A diminuição do número de leucócitos ou a alteração da sua função deixa o organismo suscetível a múltiplas infecções.



Plaquetas

 As plaquetas são pequenos fragmentos celulares presentes no sangue que contribuem para a parada do sangramento após um ferimento. Pacientes com diminuição do número de plaquetas ou que possuem plaquetas com função prejudicada têm risco aumentado de hemorragia.



 Tipos de sangue


O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A, B, AB e O) e o Rh(positivo e negativo).
No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população.
Grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%.
O sangue O Negativo é conhecido como universal. Pode ser transfundido em qualquer pessoa.
Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência. Sangue tipo O Positivo é o sangue mais utilizado no Brasil. O estoque de um hemocentro deve ter, no mínimo, 50% desse tipo sanguíneo.

Fonte: http://www.prosangue.sp.gov.br/prosangue/actioncuriosidades.do?acao=curiosidadeF




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body