8 de set. de 2010

Considerações e observações sobre o desfile de 7 de setembro

Como no ano passado, em 2010 não houve novamente desfile civico-militar do feriado de 7 de setembro- Dia da Independência do Brasil em Lorena-SP.
Naquele ano, estava complicada a situação da cidade, assim como do país, devido a gripe H1N1- ou gripe suina. Agora, foi anunciada que a população não teria novamente o tal evento, como é tradicional, pela Avenida Targino Vilella Nunes, pelo bairro da  Vila Nunes.
Sendo assim, o blog LORENA EM FOCO, se dirigiu até a cidade vizinha de Guaratinguetá-SP, cerca de 18km de distância, haja vista, anunciada a presença do 5º BIL( Batalhão de Infantaria Leve) do Exército, pelo desfile da referida cidade.
Com início as 8h35, chuva prestes a cair a qualquer momento, contando com presença de autoridades civis e militares, como em qualquer outro lugar, o ponto forte de Guaratinguetá, é a EEAR- Escola de Especialistas da Aeronautica.
Com um fanfarra composta de muitos membros e instrumentos diversificados, até uma presença maciça de mulheres, diga-se de passagem.
De praxe, o ritual de rotina, onde autoridades passam em revista a tropa, toda aquela coisa simbolica que não pode faltar nesse tipo de evento, assim como o desfile de 2(dois) ex- combatentes da FEB( Força Expedicionária Brasileira) que atuou na 2º Grande Guerra.
A partir dali, mostrou-se porque a cidade está bem adiantada em relação a nossa.
Pela área da EDUCAÇÃO, diversos projetos executados veridicamente e perfeitamente, como natação, basquete,linguas, etc.( perdi a conta de tanto projeto)
Guaratinguetá caminha a passos largos para o progresso. Sem contar com uma bela frota municipal, onde até veiculos Kombi, transportam seus alunos, rodando cerca de incriveis 250km por dia, cada.São mais de 30 veiculos nesse quesito. Falando nisso, aresença ainda, pelo desfile, da Policia Militar e Civil com viaturas.
Retrocedendo, em inicio os militares da Aeronautica, fizeram um brilhante desfile, marchando e cantando o hino que aparenta ou ser da Escola de Especialistas, ou alguma canção militar, onde o publico presente ficou muito agitado e feliz presenciando tal fato.

Créditos -BLOG DO JOESIO- http://www.joesio.blogspot.com/

Porém como prometido, os militares do EXERCITO de LORENA praticamente APENAS um pelotão, fez um desfile desanimado, decatende, mediocre pela Avenida Presidente Vargas.
Acredito que a população daquela cidade, possa até ter visto algo na midia dos militares em Missão de Paz pela ONU- no Haiti, mas não puderam nem sequer ter uma noção do que seria ao vivo.
O 5º BIL, poderia aproveitar o desfile civico-militar para demonstrar seu poderio bélico, assim como sua tropa e ações desenvolvidas naquele país para o povo guaratinguetaense.
Peca pelo detalhe, leva ponto negativo.
Ainda, uma empresa multinacional, instalada na cidade, fez uma homenagem, onde colocou um caminhao betoneira-um produto de sua linha de venda- com as cores da cidade: azul, branca, vermelha.
Confesso que nunca vi um desfile, desse tipo "empresarial" aqui por nossa terra.
Enquanto isso em Lorena, um déficit de 3 milhões de reais em caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body