29 de set. de 2012

Resumo da 9ª reunião do CONSEG

Na última quinta-feira, 27/09  esteve sendo realizada a 9° reunião mensal do CONSEG (Conselhos Comunitários de Segurança Pública) com objetivo de levar a população com um contato direto com autoridades policiais pela Casa da Cultura em Lorena-SP.
Com um público pequeno em relação a outras reuniões, estiveram presentes o delegado de Polícia Civil titular da cidade, Wilson Stevam de Moraes; representando o secretário municipal de Segurança, Thales Castro. A Polícia Militar estava alocada na operação "Satélite" deflagrada em toda a região, ficando ausente.
Inicialmente o assunto pautado foi sobre iluminação pública, com a troca de luminárias em três pontos lorenenses como bairro da Ponte Nova, Nova Lorena, Parque Rodovias e a avenida Ângelo Molinari na Vila Geny programada para o dia 03/10.
Dr. Wilson explanou sobre a queda do índice de homicídios na cidade, onde 2011 houve 23 casos e em 2012, total de 15.
Na semana realizou cumprimento de mandados de busca e prisão iniciando às 6h, com sete pessoas presas, onde a Polícia Civil trabalha com vistas ao tráfico de drogas, porte de armas e crimes contra o patrimônio.
Para a Guarda Civil, a solicitação da população para deslocamento de efetivo para região central aos sábados e na praça Arnolfo Azevedo no período noturno.
Já morador solicitou a implantação da Zona Azul aos sábados, para rotatividade evitando que o lorenense vá até Guaratinguetá utilizando-se do shopping que contém segurança e locais para estacionamento.
Após, Castro, explanou sobre a GCM, na qual trocou a nomenclatura da Guarda Patrimonial para Guarda Civil um trabalho que vem sendo realizado, assim como implantação de um COI- Centro de Operações Integradas com videomonitoramento, requisito exigido pelo SENASP ( Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) órgão do governo federal, para repasse de verbas federais para a cidade.
Polêmica foi o tema "Atividade Delegada" onde a população participante achou alguns pontos positivos e outros negativos, porém na coletividade extremamente benéfica em prol do bem comum.
Uma novidade foi a distribuição de um canhoto para morador solicitar, sugerir, elogiar, denunciar, pedir; ou seja; um livre espaço para a população, na qual vai ser analisada e encaminhada ao setor responsável.
De acordo com o presidente do CONSEG Darci de Lima, toda reunião o canhoto vai estar à disposição da população, onde basta preencher pelo morador e ser entregue posteriormente. Por exemplo, foi o caso de pedido de melhora na iluminação pública em uma avenida na Cecap.
As reuniões acontecem toda última quinta-feira a partir das 19h30 pela Casa da Cultura localizada pela rua Viscondessa de Castro Lima, n°10, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body