1 de jul. de 2013

Resumo da sexta reunião do CONSEG

A sexta reunião ordinária do CONSEG- Conselho Comunitário de Segurança Pública - esteve sendo realizada na noite de quinta-feira, 27/06 pela Associação Comercial Industrial Autônomos e Liberais de Lorena-SP.
Presidida por Darci de Lima, estando presentes a delegada seccional de Polícia Civil de Guaratinguetá Sandra Vergal juntamente com todos os delegados da cidade: Hugo, Marcelo do 1ºDP, Marcelo, Darlene; representando a Polícia Militar o Tenente Gustavo; secretários municipais: Trânsito com Jaime Pereira da Silva e da Segurança José Ernesto de Oliveira; vereadores Elton Luiz Ribeiro, o Cap Elton (PSDB) e Rosiney Cesar de Souza , o PM Souza (PPS) na qual este permaneceu poucos minutos, além de representantes do Sindicato Rural, entidades filantrópicas, comerciantes e cidadãos.
Iniciada com a lida da ata anterior, após, a delegada seccional agradeceu a participação de todos e disse sobre a construção do 2ºDP no Centro, com entrega prevista para o fim do mês de julho. Uma vistoria técnica está marcada para a terça-feira, 02/07 juntamente com o prefeito Municipal Fábio Marcondes (PSDB) às 9h30. O orçamento da pasta da Secretaria de Estado da Segurança Pública em 2013 seria de R$ 167 milhões reais, onde Guará teria gasto R$1 milhão. A reforma no 1ºDP da Vila Geny já está orçada.
A situação do efetivo em todos os campos foi tema do evento. A Polícia Civil por exemplo, tem em seu quadro 28 mil servidores onde 11 mil estão aptos para aposentadoria, sendo necessário cerca de 35 mil profissionais para o setor.
Um morador aproveitando sobre assunto reforma das delegacias, questionou sobre como empresas privadas deveriam proceder para participar de licitações e vendas para a administração estadual.
Outro participante questionou sobre o Plantão Policial ser alocado no DP do Centro, por sua localização, mas que por falta de efetivo só pode funcionar na DP da Vila Geny, até por sua estratégia já que abriga também cadeia pública para presos de pensão alimentícia e menores infratores em situação de trânsito jurídico.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes foi solicitada para sinalizar a rua Aldo Zanin, pelo Centro local da DP do centro. Como a via é estreita, um dos lados apenas será permitida o estacionamento.
A mudança do prédio da Ciretran está prevista para os próximos meses. Atualmente pelo DP da Vila Geny um imóvel pela avenida Dr. Peixoto de Castro já foi acertado, visando atender melhor o público. De acordo com o delegado Marcelo, chefe do setor, Lorena hoje conta com um "padrão poupatempo" na expedição de documentos e vistorias de veículos, levando cerca de um ou dois dias no máximo.
Grupo universitário está previsto para ir à capital e pedir maior efetivo para a Polícia Civil assim como viaturas policiais mais novas.
A pauta principal e de maior repercussão foi o tema segurança rural no município. O vereador Capitão Elton, explanou alguns minutos sobre o tema, na qual como representante do povo, uma aclamação da população rural com muitos casos de roubos e furtos. Disse que em 2011 protocolou um pedido de uma viatura com tração 4x4 para a PM mas que até o momento não foi respondida. A atual frota tem problemas para transitar pelas vias rurais, assim como localização de propriedades também foram citadas.
Questionou sobre o novo policiamento com bicicletas pela região central da cidade, porém defasado o policiamento nas áreas extremas, ficando desguarnecidas essas regiões.
Se possível vai abrir uma Comissão de Segurança na Câmara Municipal.
Já as Polícias afirmaram que podem fazer aquilo que é possível. 80% dos casos de homicídios na cidade estão esclarecidos. Uma quadrilha que roubava motocicletas na área rural foi desmantelada recentemente.
Os sitiantes e moradores dessas áreas devem registrar um Boletim de Ocorrência sempre, sendo as subnotificações irregulares e não oficiais para o Estado, dificultando o trabalho.
A demora na elaboração de BO assim como desarmamento da população foram pontos negativos citados.
Para o Tenente Gustavo, destacou a união entre as Polícias (PM e PC) e também a demora nos moradores em perceber casos de furto de gado, exemplificando, o que acontece dias depois por falta dos animais subtraídos.
O destaque seria a implantação da Atividade Delegada, onde os PM's estariam à disposição do município na fiscalização e maior patrulhamento.
Um morador disse que iria dispor um aparelho GPS para localização de fazendas e demais áreas rurais onde há um software com mais de 90% dos produtores rurais catalogados.
O vereador Capitão Elton disse que fez um levantamento e afirmou que zona rural após o pôr do sol moradores tem muito medo devido a alta criminalidade.
Secretário Municipal de Segurança Ernesto disse que enviaria um Guarda Civil Municipal para vigiar a nova DP do Centro antes da inauguração, que apesar do quadro reduzido está à disposição da cidade. Afirmou que há uma licitação aberta para compra de uniformes e equipamentos para a tropa.
Delegado Marcelo relatou que está à disposição para realizar um treinamento para GCM a respeito de leis e demais questões policiais no dia a dia.
No dia seguinte, a Prefeitura estaria indo à capital para entrega de documentação para regularização da GCM na cidade.
Secretária Municipal de Trânsito Jaime Pereira disse que apesar do pouco efetivo, tem se esforçado para melhorias da cidade, e está adquirindo duas motocicletas para agilizar o trabalho dos oito agentes de trânsito e que um trabalho com maior abrangência vai ser feito a partir do ano que vem. Afirmou que um grande problema na cidade é o transporte clandestino de passageiros com prejuízos gerados. Uma área de embarque e desembarque vai ser feito na Praça Conde Moreira Lima e adjacências para desafogar o trânsito de estudantes universitários na região central da cidade.
A aprovação da população para o fechamento da rua Dr. Rodrigues de Azevedo, inicialmente aos sábados mas que pode passar a valer durante a semana em horário comercial, sendo liberado o trânsito após às 18h. Construção de um calçadão na via foi descartado por se tratar de futuros problemas ocasionados.
O bairro Mondesir foi apontado como problemático por questões de falta de sinalização e alto tráfego de veículos de aprendizagem das auto-escolas. O caso vai ser verificado em data posterior.
Para o Ciretran necessitaria de repasse em seu quadro de funcionários municipais pois atualmente Policiais Civis estão alocados provisoriamente onde poderiam exercer suas funções de atividade policial ao invés de administrativas.
Encerrando, a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher fez um balanço sobre o seu setor na cidade, casos de menores vítimas e destacou denúncias anônimas recebidas, onde com uma equipe enxuta trabalha para fazer o melhor.
Às 21h20 o presidente deu-se como encerrada a reunião, convidando todos para as próximas, sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body