11 de jun. de 2012

City Tour comemora aniversário de 170 anos de Conde Moreira Lima

Nesta segunda-feira, 11/06, para comemorar o aniversário de cento e setenta anos de Joaquim José Moreira Lima, o titular do Império Conde Moreira Lima, foi realizado um city tour por alguns pontos turísticos com alunos da rede pública de ensino de Lorena-SP.
O passeio a pé pela região central com duração aproximada de duas horas, foi coordenado pelo curso de História do UNISAL (Centro Salesiano de Lorena-SP), sendo guiados pelos historiadores Andréia Marcondes e de Diego Amaro de Almeida, ambos membros também do Instituto de Estudos Valeparaibano.
Com cerca de trinta e seis alunos e professores o ínicio foi na própria pela escola que leva seu nome em sua homenagem, Escola Municipal Conde de Moreira Lima.
De lá foram até a Casa da Cultura, antigamente usada como moradia de Lima e na época chamada de Solar, muito bela por sinal, juntamente com sua esposa Risoleta Moreira Lima; ou seja; a Condessa Moreira Lima; onde vale salientar ser sua sobrinha, comum naquela época a união para manter riqueza, tradição entre outros.
Guiados pelos historiadores a cada passo uma informação e um conhecimento novos, onde os alunos iam procurando anotar, pois vai ser trabalhado tudo aquilo que puderam ter contato, posteriormente em sala de aula. Uma das curiosidades que chamaram a atenção, foi o fato do referido prédio ter cerca de cinquenta e nove portas. E ainda a visualização da sacada do Pico dos Marins, maior ponto do estado de São Paulo, com 2.4km de altura.
Saindo de lá, a próxima parada: Santuário Basílica de São Benedito. Na igreja católica, os alunos souberam mais sobre o valor arquitetônico, religioso e histórico para com a cidade. O momento de maior euforia foi a visitação a cripta localizada atrás do altar central onde estão sepultados o casal.
Por fim, encerrando o passeio, uma visita na Vila da Juventude, aos fundos do Asilo São José, construído pelo magnata em prol do bem comum dos lorenenses. O local que atualmente foi dividido, possui o total de cinqueta casas onde foi originalmente construída religiosamente, cada casa representando uma Ave-Maria, correspondente ao Terço. Está alocado para sediar a SIJUC (Secretaria Municipal de Infância e Juventude).
Para Almeida, o city tour foi muito importante:" É um projeto piloto visa valorizar a personalidade, cidadão deve entender e conhecer para amar e assim preservar nosso patrimônio tanto físico como imaterial" afirma.
Participando do evento, cursando ensino superior em História, Gerson Benedito afirma que foi bem positivo a manhã: "Primeira vez que participo de um aqui na cidade, acho importante, toda escola deveria fazer, já participei de outro city tour por São Paulo visitando o Mercado Municipal, Museu do Ipiranga e outros lugares" exemplifica.
A gestora escolar Rosana Carvalho explica a programação da semana do tema " Hoje foi um passeio em parceria com o UNISAL, quem participou vai ser um multiplicador do conhecimento para outros colegas em classe, temos ao todo 650 alunos, teremos uma missa sexta-feira na escola a partir das 10h com padre Alexandre" disse.
Conde Moreira Lima nasceu 1842 e veio a falecer em 1926, com 84 anos, bem debilitado em seu estado de saúde, provocado por um acidente com uma charrete.
Com o falecimento, em seu testamento passou todos os seus patromônios à Irmandade Santa Casa, na qual ajudou a construir-la.

Alunos, professores e historiadores da EM Conde de Moreira Lima

Chegada no Solar, Casa da Cultura de Lorena-SP

Francisco de Paula Vicente de Azevedo, primeiro e único Barão de Bocaina "observa movimentação".

Historiadora Andréia Marcondes explana sobre o local

Detalhe para mesa-esconde-pratos, ao lado da cadeira, chegar convidado, esconde-se a comida

Historiador Diego Amaro de Almeida

Alunos em área externa no Solar- ao fundo igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade

Sol predomina na manhã de segunda-feira, 11/06


Alunos passam em frente a sede da Secretaria Municipal de Educação de Lorena-SP

Palacete Veneziano dentro do UNISAL- Centro Universitário Salesiano
Entrada do Colégio São Joaquim- UNISAL, rua Dom Bosco, Centro.

Basílica Nacional São Benedito



Dom Bosco


Primeira pessoa a entrar na cripta


Historiadora Andréia Marcondes na cripta onde estão Conde de Moreira Lima e Condessa

Aluno-historiador Gerson Benedito observa cripta
São Benedito- o Santo Cozinheiro



Última parada- fundos do Asilo São José atual SIJUC

Busto do Conde de Moreira Lima em praça de mesmo nome, região central da cidade

4 comentários:

  1. nossa maravilhozo como e bom ver q nossa cidades tem historis lindas parabens seu trb esta perfeito bjs

    ResponderExcluir
  2. Blogdojoeldocinema obrigado pela sua audiência e comentário.
    Concordamos, nossa cidade tem história pena que conversando com historiador a região do Vale do Paraíba despreza suas raízes.
    Estamos acompanhando agora seu blog, muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Hugo, parabéns, gostei muito das fotos e da matéria posso publicar no VALEDOPARAIBA.COM.

    Abraços,

    Diego

    ResponderExcluir
  4. Olá Prof. Diego Amardo de Almeida, obrigado pela audiência e pelo contato.
    Realmente foi uma experiência e pauta excelentes.
    POde publicar também o texto também pelo referido site, se desejar.
    Em todo o caso, pedimos que mantenha a nossa logomarca já estampada nas fotografias, e que tenha algum link para o nosso blog de notícias.
    Certo de sua compreensão.

    à sua disposição.
    Abraços

    Hugo Barbeta
    Criador e Jornalista Responsável LORENA EM FOCO.
    Mtb 63679-SP

    ResponderExcluir

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body