14 de nov. de 2010

LORENA completa 222 anos!!! Temos o que comemorar?

A cidade de Lorena-SP. completa hoje, 14/de novembro, 222 anos de fundação. Mas será nós, 81.295 habitantes segundo o CENSO IBGE 2010,  temos algo para comemorar?
Fiz um balancete, que segue abaixo, restando a você tirar sua conclusão.
OBS:  quem puder/quiser, adicionar um item para o questionário deixe via comentário/depoimento.
Aqui você também participa da notícia.

Pontos Positivos atualmente
departamento de trânsito criado na gestão;
programa escola da família na área da educação- escola aberta aos finais de semana e jovens com bolsa de 100% para estudar ensino superior particular; além de indices- metas do IDEB já alcançados
corpo de bombeiros municipais criado;
cameras de vigilância pelo região central;
pronto socorro com instalações reformadas;
construção do AME- ambulatorio médico especializado para 2011-12;
programa Minha Casa Minha Vida na cidade
equipe da secretaria de esportes- GRD e atletismo divulgam positivamente a cidade;
infraestutura adquirida para os jogos regionais de 2008- quadras, piscinas
cidade das bicicletas- ecológicamente viável
secretaria de cultura- diversos eventos culturais promovidos, porém com resalvas
secretaria de meio ambiente- implantação no municipio do Selo Verde
secretaria da Infância e Juventude- diversos cursos gratuitos
Escola Municipal Profissionalizante Milton Ballerini- cursos também gratuitos e outros pagos em parceria com o Senai
FAENQUIL incorporada a USP.
Criação de novos cursos pela UNISAL e pela FATEA, além dos pólos presenciais de outras instituições de EAD- ensino a distância.



Pontos Negativos atualmente
Endividamento de R$13 milhões da cidade atual
Pagamento do funcionalismo municipal em atraso constantemente;
Falta de médicos no pronto socorro local;
Ingerência pública;
excesso de cargos de confiança, aumentado drasticamente folha de pagamento;
fechamento de PSF'S- programa Saúde da Família em diversos bairros;
Aumento da criminalidade- assaltos, homicidios
excesso de disputas e brigas políticas na Câmara Municipal- casos nunca vistos na cidade
falta de ciclovias na cidade, e as que existem são precárias e problemáticas.
zona azul ineficiente
programa Minha Casa Minha Vida com poucas unidades, em relação a outras cidades da região
falta de controle e organização para bicicletas.
processos contra o Prefeito Municipal, entre eles caso de pedofilia, ainda sem um parecer da justiça.
secretários nomeados provisoriamente- jogo de entra e sai.
Pendência para o caso da incorporação dos funcionários da FAENQUIL pela USP.
aumento do consumo e venda de drogas por universitários da cidade
falta de policiamento
problemas com firmas terceirizadas
problemas com empresa de Lixo.



A CIDADE- historiando um pouco
Após a fundação de São Paulo, em 1554 a cobiça do ouro levou os bandeirantes para o Vale do Paraíba, e quase todas as cidades existentes surgiram como necessidade de apoio às expedições. Assim nascia Lorena em função da travessia do Rio Paraíba do  Sul, feita pelos bandeirantes e viajantes que iam para Minas Gerais - era o famoso “Porto de Guaypacaré".


Uma das primeiras notícias de Lorena data de 1702 quando o capitão-mor Arthur de Sá e Menezes concedeu "provisão de mercê da passagem do rio para os passageiros de Minas". O núcleo inicial de povoação surgiu no fim do século XVII com as "roças" de Bento Rodrigues Caldeira,um importante fazendeiro, junto ao porto de Guaypacaré, onde incialmente era um pequeno povoado incrustado nos sertões de Guaratinguetá.

 Em 1718 se tornou, "Freguesia de Nossa Senhora da Piedade", mas para os índios ela sempre foi "Guaypacaré", que segundo Teodoro Sampaio, é um nome tupi que significa braço ou seio da Lagoa Torta, em virtude de um braço do Rio Paraíba ali existente na época. Mais tarde, o nome original deu-se por corruptela, Hepacaré, que significa, para Azevedo Marques, lugar das goiabeiras.

 Em 14 de novembro de 1788 foi elevada à Vila com o nome de Lorena, por decreto do Capitão-General, então governador de São Paulo, Bernardo José de Lorena, mais tarde Conde de Sarzedas, razão porque foi dado à nova Vila, o nome atual.

Algumas construções contam a história de Lorena como a ”Capela de Nossa Senhora da Piedade”, erguida por meio de doações feitas por Bento Rodrigues Caldeira, João de Almeida e Pedro da Costa Colaço, provavelmente em 1698. Anos depois foi erguida em seu lugar uma imponente catedral, com a ajuda de pessoas ilustres como o Conde de Moreira Lima - nome importantíssimo sendo uma das pessoas que mais ajudaram a cidade a evoluir na época- e sua mãe. Hoje, estes são nomes de ruas do bairro da Nova Lorena, com exceção do conde que hoje denomina uma escola e praça na cidade.

Fato interessante é a localização dessa Igreja. Situa-se no local do início da povoação da cidade, ou seja, de frente para o rio Paraíba e o porto que ali existia. A mudança do leito do rio e o desenvolvimento da povoação, que se efetivou mais para o leste, fizeram com que a Igreja ficasse de costas para cidade.
fonte: site da Prefeitura Municipal com alterações deste autor.

Desmembramentos
Lorena sofreu seu primeiro desmembramento: em 1816, Areias se emancipava, levando consigo todas as terras hoje pertencentes a Areias, Bananal, Silveiras, Queluz, São José do Barreiro e Lavrinhas, num total de 2487 km², ou seja, uma área correspondente a dois terços da área original do município lorenense.
E daquilo que então lhe restou, Lorena ainda veio a perder, mais tarde, Cruzeiro, em 1871; Cachoeira Paulista em 1880 e Piquete em 1891.



Cronologia- (ao meu entendimento)
1554- construção da cidade de São Paulo
1698- construção da capela de Nossa Senhora da Piedade
1702- Provisão de mercê de passagem
1718- Freguesia de Nossa Senhora da Piedade
1788- Vila Lorena



Prefeito:

Paulo César Neme


Vereadores:
• Daniel Marques de Aquino
• Luiz Martinho Gomes
• Elcio Vieira Júnior
• Marcelo Martins de Alvarenga
• Francisco de Assis Rocha
• Marcos Rogerio da Silva
• Jose Carlos da Silva
• Roberto Bastos de Oliveira Júnior
• Lorane Pemper de Faria Bustamante
• Valdemir Vieira





Simbolo da cidade: Catedral de Nossa Senhora da Piedade, localizada na região central de Lorena-  fato curioso que cidade cresceu de costas para a igreja




7 comentários:

  1. tem que separar o que é atribuição do estado, tem itens misturados, por exemplo, o problema da incorporação dos funcionários da ex faenquil à usp é problema p o governador resolver..e não foi o prefeito que criou o projeto escola da família..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, amo essa cidade, pena que não só nela , mas o nosso País vive uma infinidade de péssimos governantes (todos corruptiveis) .

      Excluir
  2. Prezada Andreia.
    o questionário foi pensado nos pontos e positivos e negativos que a CIDADE apresenta, no meu ponto de vista, independente se é de atribuição de X,Y ou Z.
    ao meu ver, pelo caso da USP, deveria tomar uma medida mais energica quem está no comando.
    sem segundo lugar. eu nao disse que o prefeito criou o escola da familia, mas simplesmente, isso é fato, é uma das únicas cidades que teve o apoio total do municipio, desde a sua criação.onde até o estudual ficou suspendeu por divergencias com a UNESCO e o convenio municipal permaneceu em determinada epoca, aos sabados e domingos integralmente

    ResponderExcluir
  3. Ola,

    CONCORDO EM GENERO NUMERO E GRAU COM O HUGO BARBETA, NA VERDADE EU ACREDITO QUE ASSIM QUE TROCAR O PREFEITO, MUITA COISA SERÁ MUDADA. ACRESCENTO AINDA QUE A POPULAÇÃO TEM QUE TOMAR CONTA DA CIDADE EM RELAÇÃO A DROGAS, FAZER COMO EM SP (NO METRO) O METRO É BEM CUIDADO, VIGIADO PARA NÃO SER PIXADO POIS, A POLÍTICA É, SE UM VER QUE ESTÁ PIXADO, VEM OUTRO E PIXA TAMBEM, ENTÃO TODO ESTE ZELO TEM TIDO EXCELENTES RESULTADOS DESDE O INICIO DO METRO SP, ENCONTRAMOS LIMPESA E UM CONTROLE TOTAL REFERENTE A DEPREDAÇÕES.
    LORENA, UMA BELA CIDADE COMEÇANDO PELA POPULAÇÃO, TEM TUDO PARA DAR CERTO, UMA CIDADE ABENÇOADA POR NOSSA SENHORA DA PIEDADE, É SÓ NÃO DEIXAR SE TORNAR UMA NOVA CAMPINAS, VIGIAI E ORAI E TUDO MAIS VOS SERA ACRESCENTADO.
    PARABÉNS HUGO BARBETA PELO SEU BELISSIMO E EXCELENTE PROFISSIONALISMO. QUE DEUS CONTINUE REINANDO EM LORENA, AMEM!

    ResponderExcluir
  4. ola, obrigado pelo comentário.
    mas minha posição na postagem, advirto, foi pensada na cidade.
    eu momento algum eu me referi a saída ou troca ou similiar do atual prefeito, ou novos planos e horizontes para o seguinte.

    ResponderExcluir
  5. SR. Hugo,
    Desculpe o mal entendido, nao soube me expressar, quando me referi a troca de Prefeito quis dizer a um novo mandato em uma nova eleição, onde logicamente a tendência é de transição. De qualquer forma, a cidade de Lorena tem muito mais pontos positivos do que negativos.
    Deus continue abençoando sua cidade e PARABÉNS pelos seu profissionalismo.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente Lorena é uma cidade igual a muitas que não tem comando na prefeitura. Toda vez que novos governantes são empossados, ouvimos sempre a mesma história, e nenhuma revolução socio-econômico. O que vemos em Lorena, é degradação dos postos de trabalho, e aumento de traficantes de drogas.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body