12 de mai. de 2015

FATEA sedia 1º Encontro de Contadores de Histórias do Vale do Paraíba

Mesas-redondas, palestras, rodas de conversas, oficinas, caçada ao saci e uma maratona de contação de histórias.
Essas são algumas das atividades do 1º Encontro de Contadores de Histórias do Vale do Paraíba, ECOHVALE, de 13 a 16 de maio, que se realiza na cidade de Lorena-SP.
Com o tema "Nos caminhos da oralidade", o evento vai receber contadores do Amazonas, Pará, Roraima, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais estão entre os convidados.
Serão quatro dias de inúmeras atividades, dos quais três deles de atividades na FATEA- Faculdades Integradas Teresa D'Àvila- e o último com uma ação na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, região central da cidade.
"Vamos receber nomes consagrados na arte de contar histórias que virão nos brindar com sua experiência e arte, fortalecendo os grupos locais de contadores", afirma o organizador do evento, Daniel Munduruku, presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais.
"Nossa proposta é estimular a imaginação e o aprendizado, tendo como base a diversão e o afeto ", conta a coordenadora do Grupo de Contadores de Histórias da FATEA, profa. Olga Arantes. "Um mundo melhor espera por seres humanos comprometidos não só com a sua cultura e com a história de seu grupo social, mas principalmente com a transmissão de valores éticos encontrados em muitos contos e fábulas da sabedoria popular" afirma.

Atividades
É o Grupo de Contadores de Histórias da FATEA que abre o encontro, na manhã do dia 13, com um momento poético. Ao longo do dia, serão realizadas várias ações, encerrando com o Redemoinho de histórias, na Praça Baronesa de Santa Eulália, conhecida como Praça da Matriz, das 18h às 18h50, seguida de uma Audiência pública na Câmara de Lorena sobre a construção do plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura, às 19h.
No segundo dia, 14 de maio, o Grupo de Contadores Cirandeiros da Palavra (PA), abre os trabalhos, seguido de mesa-redonda, pela manhã, e oficinas, à tarde. O dia encerra com uma Roda de histórias, seguida da palestra-poética de Socorro Lira.
No terceiro dia, 15 de maio, sexta-feira, contadores do Amazonas e Pará abrem a manhã. Depois de debate e mesa-redonda (manhã) e oficinas (à tarde), o dia encerra com a Caçada ao Saci, no Parque Municipal Águas do Barão, e uma palestra-espetáculo com Bia Bedran, que tem oito CDs dedicados à criança.
No último dia, 16 de maio, sábado, o encontro encerra com uma Maratona de contação de histórias, das 9h às 12h, na praça Arnolfo Azevedo. "A ideia é que esse momento seja vivenciado especialmente pelas crianças e os contadores de histórias presentes se revezem e realizem performances de contação de histórias", explica Munduruku.

Divulgação: Evento tem início na quarta-feira, 13/05 e segue até sexta.


 
Com colaboração e imagem: Assessoria de Imprensa- Fatea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body