25 de out. de 2016

Alunos da rede estadual do Vale do Paraíba participam de ‘provão’ inédito de proficiência em inglês

A partir desta terça-feira (25), alunos matriculados nos Centros de Estudos de Línguas – CEL terão o aprendizado em inglês avaliado pelo Cambridge English Language Assessment, departamento da Universidade de Cambridge responsável por avaliações de proficiência da língua inglesa e formação de professores, em um teste piloto da versão online do Cambridge English Benchmarking Test. Cerca de 200 professores também terão a oportunidade de conhecer a ferramenta de avaliação.
O teste identifica as habilidades em gramática, leitura e conversação e utiliza o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) como modelo internacional para avaliar os padrões linguísticos. A parceria entre a Secretaria da Educação e a instituição inglesa é inédita na América Latina e faz parte de um programa global de consultoria do departamento para alavancar o ensino da língua na rede estadual paulista.
A avaliação é online e dividida em três partes: Listening, Use of English e Reading. O teste base tem o mesmo nível inicial para todos os participantes e, com base nas respostas de cada um, ele se torna progressivamente mais fácil ou mais difícil de acordo com o que aponta o nível de inglês identificado e, posteriormente, testado. Os estudantes podem acessar a plataforma nas salas do Acessa Escola até o dia 5 de novembro.
Com os resultados, professores e diretores dos CELs poderão ter um diagnóstico mais completo do nível de proficiência dos alunos. Os dados individuais são confidenciais e serão computados pela equipe do Cambridge English, departamento com mais de 100 anos de experiência e presente em 130 países. Assim, será possível nos próximos semestres planejar ações e intervenções nas unidades, o que poderá fomentar futuros projetos de fortalecimento do inglês na esfera pública.

Conheça a universidade onde Darwin estudou
A turma que tiver a maior taxa de adesão coletiva ao teste terá o aluno com o melhor resultado premiado com uma viagem à Universidade de Cambridge, a mesma onde Charles Darwin, Stephen Hawking e Isaac Newton estudaram. Todos os custos com passagem, alimentação, traslado, hospedagem e seguro de viagem serão pagos pela parceria.

Matrículas abertas para 2017
São mais de 200 unidades dos Centros de Estudos de Línguas em todo o Estado. Além do inglês, os estudantes podem aprender até outras cinco opções gratuitas de idioma: espanhol, francês, alemão, italiano e japonês. As matrículas para o próximo ano letivo já estão abertas.
O cronograma do CEL é dividido em semestres e totaliza 3 anos de atividades (ou 480 aulas) para alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A exceção é o curso de inglês, que tem duração de um ano e é direcionado ao Ensino Médio. Os cursos dependem da disponibilidade de cada unidade.

Com colaboração - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Assessoria de Comunicação e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body