17 de out. de 2016

EEL-USP realiza 5ª Semana de Ciência e Tecnologia

De 17 a 21 de outubro a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP realiza a 5ª Semana de Ciência e Tecnologia. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e visa, pelo intermédio de renomadas instituições do país, levar à população brasileira, a ciência e a tecnologia, por meio de uma linguagem lúdica.
 A Semana de Ciência e Tecnologia da EEL tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Lorena e do Centro Universitário Teresa D'Ávila (Unifatea).
A abertura da 5ª Semana de Ciência e Tecnologia da EEL será dia 17 de outubro às 19 horas no Teatro Teresa D’Ávila da Unifatea com a apresentação especial do "Show de Ciências" realizado pelos alunos da EEL. A novidade deste ano é que o “Show de Ciências” irá apresentar-se em um novo formato, pois teve a intervenção do conceituado dramaturgo e diretor de teatro, Caio de Andrade.
O Show de Ciências será exibido durante toda semana na Mostra de Ciências que consiste na exposição de experimentos demonstrativos e interativos.
As atividades foram preparadas pelos professores e alunos da EEL para encantar, atrair e trazer a ciência para os visitantes da Mostra. Todas as escolas, públicas e particulares da região foram convidadas para participar desse importante evento de difusção da ciência.
As atividades da Mostra acontecem no “Espaço Com Ciências” no salão da Escola Municipal Santa Edwiges que é um local permanente de propagação da ciência. O “Espaço Com Ciências” é fruto de um projeto desenvolvido pela EEL em parceria com a Secretaria de Educação Municipal/Prefeitura de Lorena que visa difundir o ensino lúdico de ciências para toda região do Vale do Paraíba.
A Mostra de Ciências terá início no dia 18 e seguirá até dia 21 de outubro e espera receber cerca de mil estudantes de diferentes escolas da região.
A 5ª Semana de Ciência e Tecnologia da EEL engloba ainda as seguintes atividades: a 6ª Olimpíada de Ciências de Lorena das Escolas Públicas de Lorena (OCLEP), a 10ª Olimpíada de Física de Lorena (OFL), o 3º Simpósio de Ensino de Ciências e a 5ª Mostra de Ciências.As Olimpíadas de Física e Ciências promovidas na Semana de Ciência e Tecnologia visam estimular uma melhoria do Ensino na região e aproximar a universidade das escolas da cidade, além de despertar o interesse dos estudantes pelas áreas envolvidas. A Olimpíada de Física de Lorena (OFL) é destinada aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas e particulares da cidade da cidade e incide na aplicação de uma prova teórica. A Olimpíada de Ciências de Lorena das Escolas Públicas (OCLEP) é voltada aos alunos do Ensino Fundamental da rede pública (municipal e estadual) e é composta pela aplicação de prova prática e teórica. Em ambas, os alunos com melhor desempenho serão premiados. As Olimpíadas acontecerão no dia 18 de outubro na Unifatea.
O Simpósio de Ensino de Ciências tem o intuito de estreitar relações entre professores da educação básica e do ensino médio e pesquisadores da Universidade em torno de novas metodologias do ensino de ciências. Este Simpósio está ligado ao Programa de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais da EEL. Em sua 3ª edição o Simpósio de Ensino de Ciências acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro. O início de suas atividades ocorrerá no dia 18/10, no Auditório da Área II da EEL, às 14 horas com a palestra magna com o Prof. Dr. José Manuel Moran (ECA-USP) com o título "Como ensinar em um mundo conectado". A programação do Simpósio prevê ainda a apresentação de trabalhos acadêmicos e oficinas.
Com todas estas atividades a EEL pretende levar a ciência e a tecnologia para o universo de milhares de pessoas da cidade de Lorena e região e despertar nelas o interesse pela área.

Com colaboração: Assessoria de Imprensa EEL-USP Simone Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body