24 de fev. de 2011

Lorena pode ganhar mais duas lombofaixas

A cidade de Lorena-SP pode ganhar mais duas lombofaixas em breve.
Pelo menos foi a propositura realizada pela vereadora Lorane Bustamente (PTB) através de moção para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.
Lombofaixa é uma espécie de quebra-molas, lombada, obstáculo, na qual  ficando acima do nível normal da rua, devendo ser nivelada até o meio fio, de ponta a ponta, sinalizada com pintura em solo e com placas verticais.
Um dos locais, seria na avenida Peixoto de Castro, em frente a faculdade. Já há uma lombada (visivelmente irregular segundo determina normas do Contran- regulador do assunto em âmbito nacional). Porém, a lombofaixa proporcionaria uma melhor segurança na travessia, haja vista ainda o horário de rush na entrada e saída dos estudantes daquela instituição.
A segunda proposta é em frente ao Asilo Lar São José, pela avenida Capitão Messias Ribeiro, pela Vila Celeste, local de trânsito intenso. Por se tratar de um local inseguro para os idosos: " quando eu passo por lá vejo as enfermeiras com os idosos tentando atravevssar uma rua super movimentada e uma lombofaixa é de extrema necessidade" afirmou a vereadora em tribuna.
A primeira lombofaixa foi instalada ano passado, em frente ao Pronto Socorro da Santa Casa pela rua Dom Bosco, onde dificilmente é respeitada.

Opinião
O LORENA EM FOCO é a favor das lombofaixas. Desde que construídas regularmente dentro dos padrões que são exigidos.
Ainda, sugere um trabalho de conscientização pelo prazo de 90 dias, com cartilhas, faixas e uma melhor divulgação sobre a finalidade desse item de segurança importante em uma cidade.
Posteriormente um trabalho dos agentes de trânsito em MULTAR os infratores que as desrespeitem.
E a multa vai pesar no bolso do motorista. Os incisos I, II e III do artigo 214 do CTB prevê como infração de natureza gravíssima, ganhando o condutor 7(sete) pontos na habilitação, deixar de dar preferência de passagem ao pedestre: que se encontre na faixa com valor de R$ 191,54.
Quem passeia a pé pela vizinha Guaratinguetá-SP, sabe que é respeitando quando se está atravessando uma simples faixa de pedestre. Os motoristas automaticamente param e dão passagem, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Por que lá é assim e Lorena não?

Reprodução: Lombofaixa sendo pintada em Bebedouro-SP- detalhe para o sistema de pintura- qualidade diferente do que hoje é empregado em Lorena-SP

Sobre Lombadas
Pesquisando pelo assunto, uma reportagem pela revista Quatro Rodas, especializada em assunto automotivo, afirma  que a lombada eletrônica é mais eficiente pois não causa desconforto, risco de engavetamento e desgastes dos veículos, mas  tem um valor elevado de instalação e além de exigir uma manutenção periódica, chegando a ser 10x mais cara que uma tradicional.
Malefícios- Há ainda a questão levantada sobre um prejuízo causado: perde-se alguns segundos por lombada, além de desgastar o veiculo, com pastilhas de freio, por exemplo, e com maior gasto de combustível, e de logicamente em maior poluição do ar.

23 de fev. de 2011

Rodoviária Nova também é assunto a ser discutido

Um projeto de uma nova rodoviária  está sendo proposto por vários vereadores de Lorena-SP.
O novo espaço maior e com melhor estrutura, é desejada nas margens da rodovia BR 116 Presidente Dutra.
A vereadora Lorane Bustamante(PTB) da base do prefeito Paulo Neme (PTB), fez uma moção de apelo em sessão de Câmara anterior.
Segundo informações o pedido de um novo terminal rodoviário (como definem) já foi realizado um pedido ano passado, relembrando para que não se esqueçam é necessário um prédio para Corpo de Bombeiros Municipais, sendo aproveitado o atual para este fim.
Para Bustamente, até o final do mandado a cidade merece uma nova.
Na tribuna, foi citado que desde 2006 tramita o assunto pela casa onde a atual é" uma edicula," não recepciona empresários e pessoas que precisam viajar.
Lorena é considerada como tendo um perfil de cidade universitária,( 2 universidades e 1 faculdade presencial, sem contar os cursos á distância e técnicos) onde há a necessidade de transporte e acesso digno.
Para o vereador Marcelinho Alvarenga (PSDB) o novo terminal não somente abrigará ônibus mas sendo um complexo comercial: " com salas e lojas onde comerciantes possam se instalar gerando renda para a cidade" disse.
O vereador Mafu (PV) foi adiante. Citou o caso da MR Sorvetes que emprega mais de cinquenta funcionários diretamente, com uma pequena iniciativa que recentemente foi colocada em prática: " um requerimento para estudo da viabilidade econômica. com parceria publico privado (PPP), por enquanto uma espécie de shopping é inviavel" afirma.
A PPP seria usada para lojas, restaurantes, cinemas. Hoje a opção mais próxima é o shopping de Guaratinguetá-SP para ir no cinema.
Foi destacado ainda o grande número de acidentes, na rua Padre João Renaundin, assim como outras ruas estreitas, sendo Lorena uma cidade bicentenária. não comportando o tráfego atual dos ônibus
circulaes e intermunicipais,  onde ainda com novas vias, pista marginal, novos bairros, pista expressa ligando o bairro mondesir ao novo bairro para programa Minha Casa Minha Vida, pelo bairro do aterrado.

Cronologia (simplificada) de rodoviárias de Lorena
Primeira- atual supermercado Pão de Açúcar
Segunda - atual Biblioteca Municipal na praça  Conde Moreira Lima
Terceira - e última rodoviária na Estrada Santa Terezinha  -Vila Hepacaré

Últimas vagas para passeio neste domingo em Paraty-RJ pela T&R Turismo

A empresa T&R Turismo informa que restam as últimas poucas vagas para o passeio programado neste domingo, 27/02, para Praia do Meio (ou dos Codós), pela vila de Trindade em Paraty-Rio de Janeiro.
Considerada uma das mais belas praias, sendo pequena e com águas geralmente calmas.
Possui ainda com uma bela ilhota de muitas pedras que a divide, onde em seu topo se avista o mar aberto, a Cabeça do Índio e outras praias.
Há quiosques que servem bebidas, sucos, porções e frutos do mar, sendo visitado até por turistas estrangeiros. Barqueiros oferecem passeios turísticos. Excelente lugar para prática de snorkeling.
No lado direito da praia, deságua o rio Codó, cujo curso leva a uma cachoeira e também próxima as pontas de Trindade e Juatinga.
Interessados de Lorena-SP e região, como Cachoeira Paulista, Canas, Piquete e Guaratinguetá, podem participar.
A saída, está programa para as 4h, e tem o valor de R$60 reais. O retorno está previsto para as 19h.

Reservas de vagas- Valéria Tirelli
(12) 3152-7762
       8178-4447
       8807-2335
       8169-9169

Divulgação: T&R Turismo- Paraty-RJ

22 de fev. de 2011

Limpeza pública é o tema em pauta pelos vereadores na sessão de Câmara

Na 3ª sessão de 2011 na Câmara de Vereadores de Lorena-SP, realizada ontem, limpeza pública novamente foi o tema em pauta, pelos vereadores que usaram a tribuna. Estavam presentes todos os dez vereadores.
Consenso tanto da base de situação do prefeito Paulo Neme (PTB), quanto da oposição.
Para o vereador Totô (PTB), da base de apoio cobrou mais uma vez a limpeza, poda, capina, roçamento da pista de cooper Prefeito Cornelinho, margeando a linha férrea pela Avenida Marechal Teixeira Lott. Disse que por morar no mesmo bairro disse se sentir envergonhado de ser cobrado pela população sobre a limpeza, assim como a praça do bairro Santa Edwiges, assim com as entradas principais :"Pelo amor de Deus limpem a avenida Marechal Teixeira Lott nem que contrate funcionários temporários!" desabafou na tribuna.
Sobre os mutirões de limpeza, pela Vila Brito o vereador ainda afirmou" com todo o respeito, mas a o mutirão  não fez mais que obrigação".
A mesma sugestão foi dada, sobre frente de trabalho, pelo vereador da oposição Dr. Luis Martinho (PSB). A contratação de uma frente de trabalho emergencial, gerando emprego para pessoas da cidade:" contratar gente de Lorena e não gastar com firmas terceirizadas que levam o dinheiro daqui embora" revoltou-se.
O vereador Elcinho Vieira(PV) afirma que o mato pela rua João Galvão de França Rangel, também margeando a linha férrea, pelo trecho do Jardim Margarida, o mato está com um metro de altura. "vão esperar o mato crescer do tamanho de uma árvore para poder cortar tudo", brincou.
Para o vereador Marcelinho Alvarenga (PSDB) os vereadores sabem dos problemas e a prefeitura não pode ser omitir, onde percebe uma indiferênca por parte do executivo. Ainda, cobrou melhorias para o bairro da Vila Rica.

Coleta de Lixo.
Segundo o vereador Elcinho Vieira (PV) esteve na garagem municipal ontem 21/02 na parte da manhã e revelou a Prefeitura Municipal estar assinando contrato com outra firma para a coleta do lixo na cidade, onde havia até um caminhão da nova empresa estacionado pelo local: "Não é nem caminhão novo, pode dar problema mecânico como os da outra firma, não vai mudar em nada". acusou.

Sessão marcada por problemas de transmissão
Pela rádio Cultura AM 1460, que transmite a sessão ao vivo, por volta das 20h10 tocava-se música e um jingle que  aquele horário era da Câmara. Às 20h45 começou a ser radiada.
Pela internet, a transmissão ao vivo com som e imagem, apresentou problemas, a conexão caiu onde retornou somente as 21h06, ainda com problemas no áudio.

Retificando- oooops
Um detalhe foi observado por um leitor do LORENA EM FOCO.
O nome correto de é Santa Edwiges, e não EDWIRGENS.

Manoel Tobias, um dos melhores jogadores de futsal, visita a cidade em evento na quinta-feira

Uma parceria entre o SESC Taubaté-SP e o Sincomercio de Lorena-SP realizam no dia 24/02, quinta- feira, no ginásio do Clube Comercial uma edição do SESC Verão 2011.
O evento aberto á toda a população, tem início ás 15h, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população para a importância e os benefícios das atividades esportivas, no caso mais especificamente sobre futsal.
Contando para isso com a participação do ex-jogador de futsal Manoel Tobias, eleito em três temporadas o melhor jogador do mundo na categoria e campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1996.
Segundo um dos responsáveis pelo evento,  Zeno Prazeres, vai ser uma clínica de futsal, como se fosse uma aula, com exercícios e fundamentos do esporte além de um bate papo com o atleta sobre sua carreira.
O projeto [imperdível] está previsto para terminar às 18h.

21 de fev. de 2011

Motoristas devem evitar região da Rua Nossa Senhora da Piedade

A rua Nossa Senhora da Piedade, na região central de Lorena-SP, deve ser evitada pelos motoristas devido a obras de manutenção na rede da SABESP (Companhia de Abastecimento do Estado de São Paulo).
O trecho do lado da igreja católica Matriz (nome da mesma santa da referida rua), está interdidato para trânsito de carros e bicicletas, somente a calçada está liberada para pedestres.
Os motoristas devem seguir caminhos alternativos, como a Rua 21 de Abril e Rua Carlos Autran, já que o local é movimentado ligando a região de escola particular e também municipal como a Vovó Fiuta, Câmra Municipal da cidade, além de ser acesso pelo centro ao bairro do São Roque entre outros.
Provavelmente a obra deve durar cerca de uma semana.

20 de fev. de 2011

Zona Azul tem 15 vagas em processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Lorena-SP através de convênio entre a Secretaria Municipal de Trânsito e CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) abre 15 vagas para jovens atuarem na Zona Azul, ou seja, no estacionamento rotativo pago implantado no centro.
As inscrições do processo seletivo começam a ser feitas na terça-feira, 22/02 e vão até a próxima sexta-feira 25/02, podendo ser realizada entre as 09h às 16h no escritório do CIEE dentro da UNISAL na rua Dom Bosco, portaria 3.
Podem se inscrever, homens e mulheres, que moram na cidade, que tenham de 18 a 22 anos com ensino médio ou cursando. Há o percentual de 10% das vagas destinadas a portadores de deficiência.
O Processo seletivo constará de três fases: Prova Objetiva, Entrevista Individual e Curso de Formação.
Na prova objetiva, que ocorre no dia 13/03 as 9h constará de vinte questões com quatro alternativas cada, versando sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais à nível Médio
Quando do preenchimento das vagas, o candidato será convocado para a 2ª e 3ª Fase - entrevista individual e Curso Preparatório, que obedecerá a lista classificatória da primeira fase e o candidato poderá ou não ser aprovado.
No caso de reprovação na entrevista, o candidato poderá ser encaminhado para uma segunda entrevista e se reprovado novamente, será desclassificado do presente processo seletivo, não cabendo recurso.
Os portadores de necessidades especiais deverão apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência.
Segundo o edital publicado, a remuneração é de  R$2,45 a hora trabalhada, podendo ser de segunda-feira a sábado.
O curso preparatório da turma anterior, durou cerca de uma semana, onde os participantes aprenderam noções de preencimento do talão de zona azul, de cidadania e respeito, entre outros.

18 de fev. de 2011

Motoristas e população devem ter cautela no final da Targino com a BR- 459

Com as chuvas de verão da semana, a população e principlamente os motoristas, sempre deve ficar sempre atenta, tomando um cuidado redobrado assim como também em refência a pontos de alagamentos, principalmente no parte baixa da Nova Lorena, e em outros locais de Lorena-SP.
Entretanto, no final da avenida Targino Vilela Nunes já na ponte sob o rio Mandi, no acesso à  rodovia  federal BR 459 que liga Lorena à Itajubá, um pedaço da cabeceira, ou seja, um pequeno muro de concreto para proteção, acabou cedendo onde pode vir a causar um acidente mais grave.
O desmoronamento ocorreu no sentido de quem vem de Piquete-SP para adentrar a avenida. O local tem um trânsito intenso em determinados horários, seja de carros, van, ônibus e também de bicicletas.
Outras opções a esta, são o trecho de entrada do bairro da Vila Brito, pela Avenida OScar Bittencourt, saindo pelo CSU (Centro Social Urbano); duas opções de saída da rodovia pelo bairro da Santa Edwirgens, entre elas pela Avenida Marechal Teixeira Lott, a última seguindo sentido BR 116- Rodovia Presidente Dutra.
Segundo informa a Assessoria da Prefeitura Municipal, a Defesa Civil e funcionários da prefeitura estiveram no local para avaliar o estrago, que foi causado devido ao lixo trazido pelas chuvas, o que interrompeu a passagem das águas. Segundo a Defesa Civil, até esta quinta-feira, 17/02, a ponte não precisou ser interditada para o tráfego de veículos.
O secretário de Governo, Célio Melilo, já entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por se tratar em um trecho de jurisdição federal.

Está ai o aviso, muita cautela no trecho, o rio Mandi ganhou uma maior vazão recentemente, portanto as chances de algo ou alguém cair e poder ser arrastado pela correnteza, por exemplo, são grandes.
.

Horário de verão acaba neste domingo- atrase seu relógio em uma hora

O conhecido Horário de Verão deverá acabar na madrugada deste domingo, 20/02 em todos os Estados que foram implantados.
A população quando deve atrasar o relógio em uma hora quando fizer meia noite, na virada de sábado para domingo.
Com início no ano passado, das zero horas de 17/10 (outubro), abrangeu os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Estados da região Norte e Nordeste foram poupadas devido a proximidade com a linha do Equador, onde resulta em um consumo menor comparado com o Brasil em um todo.
A 37ª edição do Horário de Verão brasileiro gerou quase 5% de economia no período.

Economia
Segundo previsões, que ainda vão ser confirmadas e reveladas pelo governo daqui a duas semanas, a economia no sistema elétrico interligado brasileiro, de acordo com avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), deverá ser de 4,6% de redução na demanda máxima, superando o valor de 2.530 MW. Dois fatores devemos considerar:
  • iluminação pública é acionada em horário reduzido com melhor aproveitamento da luz solar;
Ou seja, a precária e defasada iluminação nos centros urbanos demanda significativa parcela no bolo do consumo. É necessário maior investimento para a modernização das lâmpadas atuais usadas.
  • consumo residencial é elevado depois das 18h, considerado horário de pico devido principalmente ao uso intenso de chuveiro elétrico;
Calcula-se em 30% a despesa total de energia, deste item nas residências. O governo deveria facilitar a compra e instalação de aquecedores solares para todos, onde resulta em uma forma ecológica aquecimento de água para o banho, de certa forma simples e sustentável em nosso século.

Polêmica
Admirado por alguns e odiado por muitos, o Horário de Verão é uma forma de economia de energia.
Para uns, uma economia pífia, haja visto o grandes desconfortos que acabam causando para a pessoa se adaptar, onde apresentam problemas para dormir, com o desequilíbrio do relógio biológico, falta de apetite ou refeições anormais, além de mal estar, fadiga e até enjoo.

Em Lorena-SP
O LORENA EM FOCO ouviu alguns lorenenses.
Alguns estudantes reclamaram em acordar cedo, no horário entre as 6h, porque ainda está escuro.
Não é o caso, para a estudante Camila Correa, 24 anos, moradora da Vila Geny, que relatou diz ter algumas dificuldades para adaptação, como dormir em horário comum e para se aliemntar, mas que gosta do horário de verão e que deve continuar "Rende mais o dia e é mais seguro pra ir pra escola"esclarece.
Para o mecânico montador Tiarles Maciel, 25 anos, também morador do mesmo bairro, a opinião é inversa. Não gosta da medida adotada pelo governo, pois afirma a demora para escurecer, em terminar o dia. Disse não ter problemas em alimentação e no sono e na hora do atraso dos relógios, estará rodando turno de serviço normalmente em uma multinacional.


Reprodução- Astronomy Picture of the Day -NASA- USA- imagem divulgada no ano 200- o mundo à noite visto por satélite

 Surgimento da medida no mundo e no Brasil
Segundo pesquisas, o horário de verão é antigo pelo mundo.
A idéia de aproveitar melhor o tempo de exposição da luz solar surgiu junto com o descobrimento da eletricidade, por volta de 1784.
Posteriormente, em períodos de guerra, onde os países necessitavam de uma economia de energia elétrica, como nas cidades bombardeadas; se defendendo de ataques; seja para uma demanda a ser usada pelas fábricas de material bélico.
Pelo Brasil foi implantado pela primeira vez em 1931, onde registrou  intervalos intercalados da medida. Porém deste 1985 todos os anos é regularmente adotado.
Ganhou mais destaque entre os anos de 2001 e 2002 com a crise energética provocada por falta de investimentos e aliada a uma temporada de fortes secas, já que a principal fonte energética do país é a hidroelétrica, ou seja, uma energia limpa e renovável que usa a força de rios.
Está em curso, encaminhado para a Câmara de Deputados Federais, em Brasília, alguns projetos de lei para aboli-lo.
/body