5 de jun. de 2010

Dia 3 de junho- Dia de Corpus Christ

Nesse dia 3, quinta-feira, foi feriado de Corpus Christ em todo mundo, assim como em nossa cidade de Lorena-SP.
expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
Enfim, é uma data especial trazida pelo colonizadores portugueses para manifestar a fé Católica.

VOLTANDO a nossa cidade, Lorena teve segundo dados cerca de 12 caminhões de areia distribuidos em pontos diversos, mas o pedido inicial seria de 24.
Na procissão, observou-se um número menor de fiéis em relação aos anos anteriores. Uma das possíveis causas seria a previsão de chuva.

Em alguns locais, não houve o tradicional tapete de areia, como o trecho proximo a casa da Cultura. e proximidades da praça do Rosário.


A procissão saira da praça da Matriz, subia sentido praça Arnolfo Azevedo, via rua nossa senhora da piedade, virara a esquerda subindo a rua Major Oliveira Borges, virara rua ssão benedito, depois descia rua dom bosco, passando pelo  centro salesiano, retornara a praça capitão mor, conhecida como praça do rosario, entrava pela rua da casa da cultura, a viscondessa de castro lima e saira na praça da matriz novamente.




                                     















































Houve missa dentro da Catedral de Nossa Senhora Piedade as 15h iniciada e uma procissão pelas ruas a partir das 16h20.
Com o encerramento, houve o inicio do trabalho de limpeza do evento. Com diversas máquinas, caminhões da prefeitura, as ruas centrais foram tomadas por também de trabalhadores, uns até terceirizados munidos de pás, inchadas.


Coordenados pela secretária adjunta de meio Ambiente, Maria Guiomar, ela afirma, juntamente com esses trabalhadores, que essa tradição tem um custo enorme para o meio ambiente principalmente," sendo necessária novas politicas menos agressivas para o evento, como pintura no chão com tintas proprias ou a colocação de panos e artesanatos ao invés do tradicional tapete de areia trabalhada"- sugere.


O transito voltou a ficar fechado por algumas horas devido ao fechamento do tráfego das ruas, para a segurança das equipes de limpeza.
Enquanto uns separadamente iam fazendo montes dos tapetes ja destruidos, outros munidos de pás, iam depositando na pá frontal da retroescavadeira, que em seguida era depositada na caçamba de caminhoes.





A preocupação da limpeza era retirar todo tipo de areia possivel das ruas, devido a possibilidade de acidente, como quedas, de motociclistas.
após ainda, um caminhão- pipa acabou fazendo a limpeza final de alguns trechos centrais.Dizem que a limpeza por completa acabou por volta das 02h do dia seguinte.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente todo o material recolhido seria levado para a usina de bloquetes da Prefeitura.

Um comentário:

  1. Ola,
    Gostaria de dixa meu comentario a respieto do tradicional tapete de areia na Bela Cidade de Lorena.
    Não concordo com a secretária adjunta do meio ambiente que diz ter um custo enorme para o meio ambiente. No meu entendimento se forem colocados objetos ou tecidos conforme sugestão dela, assim sim com uma chuva forte este objetos seriam levados aos rios causando prejuizo para o meio ambiente. eu acho que não se deve morrer a tradição. Lorena é o que é por ser fiel a tradição. Quando tudo é feito por Jesus e com Jesus não há prejuizo em nada. Deus te abençoe Hugo, amem!

    ResponderExcluir

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body