28 de jan. de 2011

Roubos e furtos de celulares: Saiba o que fazer em cada caso e saiba bloquear o chip e o aparelho.

O celular, um artigo de luxo no passado, e tão popular nos dias atuais, também virou ícone para a bandidagem.
Muito mais do que simplesmente fazer e receber chamadas, o aparelho hoje é usado para ver vídeos, assistir televisão, fotografar, jogar, entre uma gama de recursos tecnológicos.
Enfim, muitas ocorrências policiais são registradas no dia-a-dia das cidades, assim como Lorena-SP, não vai ser a excessão da regra.
Segundo o Ministério da Justiça, cerca de um milhão são roubados/furtados em todo o Brasil a cada ano.
Mas estes são apenas os dados oficiais registrados nas delegacias de todo o país, onde as estatísticas devem ser muito maiores, haja vista o não-registro.
Dica: Guarde sempre notas fiscais e recibos, contas das faturas da linha móvel e do aparelho celular.



Roubos
Muitos usuários de drogas, ou nóias (como são conhecidos) fazem roubos a transeuntes. Roubo é apropriar-se de bem alheio, mediante violência ou ameaça,
Um exemplo, quando a pessoa está na rua é abordada e submetida à ameaça de morte (eu vou matar você), agressão física,(tapa, empurrão) logo são roubadas.
Mesmo num momento de estress, procure ouvir o que o ladrão quer, não é recomendavél reagir, mas perceba se  realmente está armado. Muitas vezes os nóias atacam só na ameaça, simulam estar armados, na gíria policial na mão grande, ou seja, colocam a mão próximo a região da cintura, onde deixam algo para dar volume como carteira, papel.
OBS: a Polícia Militar alerta para não reagir nesses casos, afinal sua vida vale mais que o patrimônio.
Por sua conta e risco

Se for o caso, entregue com calma o que for pedido, mas guarde fisionomia, roupas, tipo cor  de vestimentas como de camiseta, se está de bermuda, está a pé ou de bicicleta e para onde fugiu, neste caso acione imediatamente via telefone 190 a Polícia Militar e haja com calma, afinal o pior já passou e passe todas as descrições possíveis para o atendente do COPOM, afinal quando estamos contando algo para alguém, este contar, que é feito na ligação, tem que ser em detalhes. Saber sempre nome de ruas e referências próximas, isso é uma dica.
Se o ocorrido foi depois das 18h, se desloque para fazer o Boletim de Ocorrência (BO) no plantão da Vila Geny, com documentos pessoais, documentos do aparelho, testemunhas.

Furtos
O furto é qualificado quando o ladrão não faz ameaças  e muito menos age com violência à vítima, resumidamente dizendo.
Outro exemplo: quando alguém deixa um celular em cima de uma mesa, se distraí e algum tempo depois sente falta e percebe o ocorrido. Logo não houve "contato", e ainda nem se percebe quem praticou tal ato.
Crime de difícil resolução, onde cada caso é um caso. Em alguns, acionar via telefone o 190 da Polícia Militar, o policial em atendimento irá fazer uma orientação, pessoalmente, dos meios legais. Cada caso é um caso.
Se preferir vá a uma delegacia, ou faça um Boletim de Ocorrência (BO) da Polícia Civil pela internet
nesse link - http://www.ssp.sp.gov.br/bo/furtoCelularEntrada.aspx



Reprodução: fonte Agência de Notícias Reuters- site Ehelp Carolina- números de celulares ultrapassou o número de habitantes no Brasil em 2010

Bloqueando o Aparelho Celular
Segundo dados, há mais aparelhos celulares do que brasileiros, ou seja, de pessoas.
Com o advento da tecnolgia GSM, cada celular, contém uma numeração chamada IMEI [International Mobile Equipment Identity] (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), ou seja, como um chassis de carro, um código de série único.
A implantação do GSM por todas as operadoras do país permitiu a escolha de operadora de serviços para celulares. Porém, ninguém duvida que trocar de celular ou utilizar um roubado ficou muito mais fácil depois da mudança, pois basta trocar o chip, vendido em promoções por até R$10,00, para continuar usando o aparelho sem restrições.
Com o bloqueio do IMEI, o dono legítimo pode bloquear completamente o aparelho não permitindo que o espertinho que roubou seu celular o use, venda ou troque, dando prejuízo ao bandidinho.
O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho,em sua embalagem vem descrito um número de 15 algarismos, ou também no espaço destinado à bateria ou digitando *#06#  e aperte discar no celular aparecendo na tela (essa dica não funcionou em 3 aparelhos testados)
 Guarde esse número em local seguro na sua casa.
Todo celular habilitado tem seu IMEI registrado em um bando de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos).
Quando um IMEI é bloqueado, todas as funções que dependem da operadora como,  efetuar e receber ligações e a conexão com a internet ficam indisponíveis. Com isso, o aparelho perde completamente a utilidade, usando somente como opções secundárias de agenda, despertador. Qual é o "esperto" que vai querer um celular que não fala nem recebe ligação? Bloquear o IMEI é a única garantia que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua.
Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.



A operadora.
Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou email e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.
Das pesquisadas pela intenert, entre Vivo, Claro, Tim e Oi, apenas esta última, tinha uma opção de bloqueio na página inicial da internet mais fácil de se achar.  O restante ou não foi localizado ou  simplesmente não havia.
Caso não queira ir até uma loja, ligue para o número de atendimento da sua operadora e informe o número IMEI para que os mesmos possam realizar o bloqueio.
Com o boletim de ocorrência em mãos, anexe a nota fiscal a esse documento e leve-os a uma loja de sua operadora. Assim, eles poderão, com o número IMEI realizar o bloqueio do aparelho mesmo se ele já estiver sendo utilizado com um chip de outra operadora. Certamente você não terá o seu celular de volta, mas realizando o bloqueio do aparelho, você terá a certeza de que ninguém mais irá utilizá-lo ou se divertir as suas custas.
Geralmente, vai aparecer "SIM Card Registration Error" na tela inicial e apenas com uma ligação é possível bloquear o celular e o chip, sendo muitas vezes não necessário o número do IMEI.


Centrais
Vivo  1058 
Tim   1056
Claro 1052

Oi     1057

Quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados serão os telefones. Na prática, isto seria um duro golpe no comércio de telefones roubados. Dos prejuízos, o menor.


Sites Pesquisados
Baixaki.com.br
Secretaria de Segurança Pública- SP
Resumododia.com
Guiadohardware.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body