5 de jan. de 2011

Congada de São Benedito representa Lorena em evento em Atibaia

O Grupo Folclórico e Religioso Moçambique de São Benedito (Congada), de Lorena-SP está representando a cidade em Atibaia-SP neste domingo, 09/01 a partir das 9h no Revelando São Paulo Entre Serras e Águas. O evento, criado há mais de uma década, reúne diversos grupos de manifestações populares de várias partes do estado, tendo por finalidade a divulgação e conhecimento sociocultural dos paulistas.
A congada,(conhecida também como congado em muitas regiões do Brasil) é tradicional na cidade, contando com mais de trinta anos de existência e formada atualmente por 56 membros, tendo sua origem no bairro Cidade Industrial.
De  influência dos povos africanos, criada no século XVII, trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito, o encontro de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas, e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras, onde é representa a coroação de um rei e rainha incluindo lutas simbólicas de espadas, geralmente usando-se bastões de madeira.
Chega a ser uma cultura passada de pai para filho: “Sempre participei de tudo, desde muito menino, aprendi com meu pai o verdadeiro significado da dança”, afirma o coordenador do Grupo, Geraldo Ubirajara da Silva, no blog Cultura de Lorena.
Em 2011 a Secretaria Municipal de Cultura  se compromete a reservar um valor em seu orçamento para repassar a entidade cultural, que sonha em conquistar sua tão esperada sede.


Saiba mais e acesse o blog
http://culturadelorena.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body