18 de jul. de 2011

Falando em trânsito, puxão de orelha no pedestre

Aproveitando o gancho, vamos falar aqui sobre pedestres em Lorena-SP.
Mas que tão "zoneado" é andar pela cidade, a começar pelas precárias calçadas. Mas enfim, falar na parcela de responsabilidade que cada um tem no dia a dia.
Venho notando a alguns dias no seguinte problema: o trânsito engarrafando pela região central, um guarda de trânsito conhecido como "amarelinho" chega e começa a dar ordens para os motoristas seguirem, pararem, enfim com apito e gestos para dar uma desafogada.
Entretanto, o problema surge pelo fato do pedestre não obedecer as ordens dos "amarelinhos", ou seja, este manda o fluxo seguir, o pedestre não está nem ai, vai atravessando de qualquer jeito na frente do carro que está sendo advertido para seguir adiante.
No fim da situação, o guarda de trânsito, infelizmente, acaba se desgastando no serviço, já que do que adianta ficar se esforçando embaixo do sol seco de inverno se o pedestre acaba anulando a sua presença, chegando até a desmoralizá-lo?
Então vai a dica, ou melhor, aquilo que segue no Código Brasileiro de Trânsito: onde tiver um agente, a sua ordem prevalecerá sob os demais sinais e placas.
Se o agente indicou para o veículo seguir, aguarde alguns minutos que logo ele vai inverter, interrompendo também aquele sentido.
E a faixa de pedestres? vamos utilizá-las mais e aos motoristas vamos respeitá-la. com toda cautela, o trânsito é feito por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body