28 de mar. de 2016

Cidade recebe oficina de animação gratuita do SESC na sexta-feira, 1

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas integrante do Circuito Sesc de Artes, participa das atividades, realizando oficinas de zootroscópio em doze cidades do estado durante o mês de abril, iniciando na próxima sexta-feira, dia 1º em Lorena-SP.
Pela Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, a partir das 16h os participantes vão conhecer o zootroscópio, um brinquedo óptico que, na verdade, é um instrumento precursor da animação, que faz parte da pré-história do cinema.
A partir do zootroscópio, que permite visualizar os desenhos em movimento contínuo, o workshop explora os princípios básicos da animação. “A gente faz uma série de desenhos em uma tira de papel e depois a encaixamos no zootroscópio. Ao rodá-lo, os desenhos ganham vida e conseguimos entender como a animação se realiza”, explica Maurício Squarisi, um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.
O evento segue até ás 21h30, de forma gratuita.
Além de Lorena, as atividades do Núcleo passarão também pelas cidades de São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba, Lins, Penápolis, Araçatuba, Igaratá, Guararema, Jacareí, Bertioga, São Vicente e Cubatão.

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
Com mais de 40 anos de atuação, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. No Núcleo, são desenvolvidas duas linhas de produção de filmes de animação: os filmes autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Atualmente, mantém um banco de projetos voltados para as áreas de educação, ecologia e cidadania e segue trabalhando na captação de recursos, com patrocínios, leis de incentivos e concursos para realizá-los.
Ao todo, o Núcleo já produziu cerca de 300 filmes, entre autorais e de oficinas, número que o situa como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país. Já são dois longa metragens na bagagem. “Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, que conta a historia da bebida e sua influência na história do Brasil. “História Antes de uma História”, dirigida por Wilson Lazaretti, conta a história de Dr. K, um velho senhor que, no decorrer de uma de suas caminhadas, encontra pelo caminho vários objetos que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação. Os dois filmes participaram de festivais e sessões especiais e aguardam lançamento comercial no Brasil pela Polifilmes.
A oficina do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em Lorena será ministrada por Maurício Squarisi e Filipe Miranda. Squarisi é realizador de filmes de animação, orientador de oficinas de animação, cartunista e artista gráfico. Nascido em Campinas/SP, tem uma longa carreira no mundo da animação: são dezesseis filmes como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador. É um dos fundadores do Núcleo, ao lado de Wilson Lazaretti.
O professor Filipe Miranda formou-se em Artes Visuais pela Unicamp, em 2014, mas sua história com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas começou em 2008. Realizou sua primeira oficina de animação em 2011, no “Ciência e Arte nas Férias”, evento anual promovido pela Unicamp para alunos do Ensino Médio de Campinas. Em 2013, foi convidado a realizar seu primeiro trabalho no Núcleo, como assistente em uma série de oficinas.

Serviço: Oficina de Zootroscópio no Circuito Sesc em Lorena
Data: 01/04/2016
Local: Praça Arnolfo de Azevedo - Centro
Horário: das 16h às 21h30
Confira a programação completa no site: http://circuito.sescsp.org.br/programacao/
Para saber mais sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, visite: http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com.br/

Com colaboração: Assessoria de Imprensa do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas/ Isabela Mancini- A2N Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body