26 de set. de 2016

EDP disponibiliza Guia de Arborização online e dá dicas e orientações sobre plantio em área urbana


Vegetação inadequada pode causar acidentes e é uma das principais causas de interrupção de energia


Reprodução: EDP Bandeirante

A estação das flores teve início no dia 22/09 onde para comemorar a sua chegada, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, orienta os 1,8 milhão de clientes sobre os cuidados com o plantio de árvores próximo da rede elétrica.
A partir deste mês, consumidores dos 28 municípios compreendidos na área de concessão em São Paulo, além do público em geral, têm a disposição o Guia de Arborização EDP, com amplo conteúdo atualizado sobre ténicas corretas para o manejo das árvores localizadas tanto no sistema viário como nas áreas verdes públicas. O acesso é simples, pelo www.edp.com.br, na aba Distribuição SP/Utilidades. Acesse clicando aqui!
“Sabemos da importância da arborização para o equilíbrio ambiental, principalmente, nas áreas urbanas e, esperamos com esse guia incentivar o plantio correto nas áreas externas próximas à rede”, afirma Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP. “Profissionais da área, de instituições públicas, de empresas colaboradoras (terceirizadas) e demais interessados também poderão se beneficiar das bases técnicas vigentes”, reforça o executivo.

Escolha correta das espécies
Para a decisão correta no momento do plantio é necessário conhecer muito bem as plantas, suas características e restrições de uso, além de saber quais as necessidades em relação a regas, natureza e fertilidade do solo, condição climática local e quais são as dimensões do caule, ramos, copa, folhas, frutos e raízes.
A prefeitura de cada município pode orientar de forma mais adequada sobre o plantio de árvores na área urbana local e a liberação ambiental. Além disso, o trabalho de poda de vegetação em vias públicas deve ser solicitado pelo interessado ao órgão municipal.

Vegetação e rede elétrica
Para que haja harmonia entre a arborização e as redes de distribuição de energia das cidades, o plantio deve ser realizado de forma adequada. A interferência de vegetação nas redes elétricas é um dos principais fatores causadores de interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Para reduzir esse impacto de forma sustentável, a empresa sugere ações simples:
No momento do plantio, opte por árvores de menor porte e evite as espécies altas, como eucaliptos, palmeiras, ipês e similares, próximas ou embaixo da rede elétrica para que não ofereçam riscos de interferência no fornecimento da energia.
O alerta vale também para as folhagens que podem ocultar a fiação. Elas são fator de risco, pois aumentam a probabilidade de contatos acidentais na rede, por exemplo, por crianças que brincam próximas da vegetação.
Em zonas rurais, há risco de incêndios com o tombamento de árvores sobre redes elétricas, ocasionado por reflorestamentos imprudentes.
Em relação à arborização próxima da rede elétrica, a manutenção é realizada pela EDP a partir de poda preventiva feita de forma contínua e reforçada no período que antecede o verão. Vale ressaltar que, a qualquer momento, o consumidor pode solicitar o serviço à Distribuidora pelos canais de atendimento ao cliente.
O contato de galhos de árvores com a rede elétrica tem potencial para causar rompimento de fios, provocar acidentes com passantes e danificar equipamentos que dependem da eletricidade para funcionar.
Para orientação, esclarecimento de dúvidas, solicitações e denúncia de possíveis riscos com a rede elétrica, entre em contato com a EDP por meio dos canais de atendimento: Agência Virtual, www.edp.com.br, Central de Atendimento (0800 721 0123) ou agências presenciais da Distribuidora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body