18 de abr. de 2011

Relaxamento do poder público é um causador da violência nas cidades

Terrenos baldios com mato alto, muros pichados, ruas sem ou com iluminação insuficiente, ruas em mal estado de conservação, limpeza com lixo, etc.
Está instalado o cenário ideal para uma das causas da violência nas cidades, aponta o sociólogo José Maurício Cardoso, em entrevista para o jornal "O Vale", edição de sábado, 17/04.
"Se o espaçamento público está cuidado, direciona a pessoa para o que é correto e ético, ou seja o certo. Se está errado, desordenado,sem a devida atenção, pode levar os cidadãos à marginalidade" esclarece o especialista.
Para a Polícia Militar, foi citada uma "sabedoria popular- “É a teoria do vidro quebrado. Se uma pessoa joga uma pedra no vidro de uma casa, outra pessoa vai passar e jogar outra. Quanto mais quebrado o vidro, mais gente vai ajudar a quebrar, e a desordem se instala".
Um local de área urbana desorganizada não só facilita a instalação de criminosos, malfeitores, como também influencia que pessoas ajam de maneira irregular.
O que se quer dizer, é o que se o cidadão se sentir inserido naquele ambiente bem cuidado por parte do poder público, onde esteja tudo ok, o mesmo tem em consciência de que deve também cuidar.
Um exemplo disso é um espaço às margens do Rio Taboão, que corta Lorena-SP, próximo ao Fórum, onde há um projeto paisagistico, onde no sábado 16/04, recebeu um trabalho de limpeza periódica por parte de moradores, voltando a ser um espaço verde limpo, bem cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body