22 de jun de 2011

Feriado de Corpus Christi

Quinta-feira, 23/06, é o feriado de Corpus Christi.
Celebrada pelos católicos na quinta-feira após o domingo de Pentecostes, surgiu por volta do ano de 1193 d.C, sendo promulgada pelo papa Urbano IV anos mais tarde, que a consagrou oficialmente com três finalidades: honrar Jesus Cristo; pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
Comum no dia, além de uma missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão. Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão.
Confeccionados os chamados tapetes, são bem coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão, entre outros.
Em Lorena-SP, de acordo com informações, uma missa às 15h acontece na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, pela região central.
Após, a tradicional procissão que percorre as ruas próximas, saindo da rua Nossa Senhora da Piedade, subindo a praça Arnolfo Azevedo, quebrando pela Rua Major Oliveira Borges, ganhando a rua Dom Bosco, e descendo a rua Viscondessa de Castro Lima, retornando ao ponto inicial.
Um exército de anônimos está responsável para a construção destes tapetes. Para tal, estas ruas vão passar o dia todo interditadas,até a sua posterior limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.