28 de jun de 2011

Falta de iluminação é um dos motivos para grave acidente na BR 459

As faltas de iluminação e de uma provável lombada além de imprudência são os motivos apontados que ocasionaram um grave acidente entre dois veículos no final da tarde de sexta-feira, 10/06.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, por volta das 17h45, pela BR 459 Lorena- Itajubá, no trevo lorenense, de acesso da rotatória da avenida Targino Villela Nunes, um Volkswagem Kombi aguardava no acostamento para adentrá-la, onde ao fazer a conversão foi violentamente colidido lateralmente com um Volkswagem Fusca, que seguia com faróis apagados sentido Minas Gerais.
Com a colisão, segundo um dos motoristas envolvidos, o operador de bomba, Valdinei Benedito Daniel, que guiava a Kombi, disse que deu tempo de ver só um vulto quando convergia, chegou a capotar mas ao bater na guia da rodovia, voltou a ficar com as rodas no chão. Quase ileso, sem ferimentos visíveis, afirmou estar com cinto de segurança na hora e reclamou só de uma dor no braço direito. Prestou depoimento no plantão do 2ºDP da Vila Geny. Na ocasião, apontou os problemas do local, dizendo haver acidentes constantemente no local :” ali é um trecho ruim, muitos acidentes, é só você ficar um tempo lá e vai ver, necessita de iluminação além de umas lombadas, igual existe no trevo indo para Canas” enfatizou ao comparar outra rotatória a cerca de 400m de distância, pelo bairro do Parque Rodovias.
A socorrista paramédica, Michele Pereira dos Santos, um dos vários profissionais que atenderam a ocorrência, utilizaram também a ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) afirmou que em um primeiro momento as vítimas não possuíam maiores complicações, como fraturas, mas as pessoas do Fusca estavam muito machucados: “ Em um primeiro momento, vítimas com muitos cortes principalmente na região da face e uma estava sentindo dores nas pernas” disse.
O Corpo de Bombeiros de Guaratinguetá, chegou a ser acionado, foi para o local mas não precisou agir. Coube a tarefa de ajudar a levar os feridos para o Pronto Socorro da Santa Casa de Lorena.
Os dois ocupantes do Fusca, sendo pai e filho, estavam sendo medicados, e permaneceriam em estado de observação. Há a informação que estavam voltando de um trabalho de capina de um terreno e no interior do carro haveria algumas ferramentas como foices, enxadas, que provocaram mais ferimentos com o impacto.
Ambos os veículos foram rebocados. O Fusca foi o que mais houve danos onde a sua frente ficou totalmente destruída. A Kombi, amassados na lateral e alguns vidros quebrados.
Um deles, foi encaminhado para um hospital de Taubaté-SP, devido a algumas complicações, dois dias depois, segundo um familiar.
Em janeiro, na mesma rodovia, um outro acidente foi registrado, com uma criança de dez anos sendo vítima fatal. A inexistência de iluminação pública também foi apontada na época.
De acordo com Ana Carolina Moro, da A4 Comunicação, empresa responsável pela comunicação da concessionária de energia elétrica EDP Bandeirante, Lorena-SP não possui ainda o Projeto Reluz, na qual consiste na troca e instalação das atuais lâmpadas por de outros modelos mais eficientes tanto nos quesitos de luminosidade como de gasto mensal. Sem previsão de entrega, irá elaborar um projeto de viabilidade para implementação do Projeto na cidade e apresentará à Prefeitura, para apreciação.
Em contato anterior feito pelo LORENA EM FOCO, o então secretário de governo na época, Célio Melilo, afirmou que o Reluz foi suspenso pela Eletrobrás em todo o País, onde estaria programando um mutirão de manutenção em toda a iluminação pública.
Na oportunidade, foi indagada sobre a situação da Av. Teixeira Lott, pelo bairro da Vila Nunes, já anunciada oficialmente a sua troca de lâmpadas, onde permanecia em fase de análise ténica com a CEF (Caixa Econômica Federal), devido a se tratar de verba federal.
Foi tentado um novo contato com a Prefeitura Municipal de Lorena-SP nesta semana, mas até a publicação desta, não recebemos uma resposta aos emails encaminhados.
Assim como também do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) questionando sobre possíveis melhorias e a instalação de lombadas ao longo do trecho lorenense.

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