17 de set. de 2011

Incêndio preocupa moradores e traz à tona o tema Bombeiros

Um incêndio pela área de várzea, ou, margeando o ribeirão Taboão, localizado próximo a Vila Celeste em Lorena-SP, no início da madrugada deste sábado, 17/09, preocupou moradores e trouxe à tona a problemática do assunto Bombeiros Civis Municipais.
Por volta das 0h30, alguns populares acordaram com um barulho daquilo que seria grande estalo. Outros pensaram que fossem tiros ou ainda fogos de artifício.
Ao fundos da rua Delfim Bittencourt, um local ermo e com pouca iluminação devido a lâmpadas de qualide precária e arborização densa, o clarão das chamas era visto a certa distância, pelo o que parecia ser material como bambu ou vegetação seca queimando.
A Polícia Militar foi acionada onde constatou o fogo e fez contato com um morador que reside próximo ao local .
"Como assim a cidade não tem bombeiro?" disse um estudante universitário que passava na hora e que fez ligação para o 190 Emergência.
O presidente da Defesa Civil, Darci de Lima, também esteve na ocorrência, chegando depois da PM.
Este caso traz à tona mais um dos problemas da cidade, promessa de campanha, na qual na prática ainda não é efetiva.
Lorena conta com doze bombeiros civis concursados, trabalhando em revezamento de doze horas de trabalho, das 7h as 19h,  sendo dois a cada dia.
Sem um prédio apropriado, equipamento e até algum tipo de carro de transporte ou caminhão autobomba, utilizado para transportar água, ou seja, o básico do básico, segundo a última informação dada pela reunião do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública) eles estariam fazendo um estágio com os Corpo de Bombeiros Militares de Guaratinguetá, para conhecimento de técnicas de salvamento e rotina.
Enquanto não houver determinação e investimento nessa área de primordial logística e salvaguarda dos lorenenses, estaremos ainda à mercê de uma corporação distante cerca de 19km de distância.
Ainda, um fator pela vinda de empresas e indústrias, geradas pelo temor de algum tipo de sinistro que possa haver e a falta de combate no momento.
Nesse tempo, enquanto não chegarem, o que nos resta é rezar para não de mais grave aconteça.
Por volta da 1h40, o fogo já não preocupava ameaçando casas próximas e os Bombeiros Militares de Guaratinguetá não estiveram no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body