27 de mar. de 2012

Quarta-feira tem doação de sangue

Na quarta-feira, 28/03 acontece a campanha de doação de sangue promovida pelo Hemonúcleo de Taubaté-SP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Lorena-SP.
Utilizando o salão social do Clube Comercial, a partir das 8h30 até às 11h30; os candidatos voluntários à doação passam por etapas rápidas como um cadastro e identificação; tipagem sanguínea; entrevista e na sequência a coleta.
Segundo regulamentação do Ministério da Saúde, adolescentes entre dezesseis até dezoito anos de idade podem doar, desde com autorização por escrita dos pais. Para os demais, a idade limite é sessenta e sete anos. E também pesar mais de 50kg.
Para doação é indicado que o pessoa se alimente com um café da manhã leve, evitando leite e latícinios alimentos gordurosos, tenha uma noite de sono tranquila, que não fume e faça ingestão de bebidas alcóolicas e remédios horas antes. É indispensável um documento oficial como RG ou CNH, ou Conselho de Classe com fotografia.
De acordo com a Lei Federal nº 1075 de 27/03/1950,  ficam dispensados do ponto de trabalho os doadores que sejam servidores públicos e ainda os militares. No serviço privado, é válido uma vez ao ano.
A Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) alerta que a proporção de doadores no país é muito baixa. Enquanto a média mundial vai de 3% e 5%  da população, no Brasil só 1,9% doaram sangue nos últimos cinco anos.
O Clube Comercial fica localizado pela praça Geraldo Prudente de Aquino, n° 01, Centro.

Reprodução- Sistema Único de Saúde- SUS / Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body