12 de set. de 2012

Doação de sangue nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 12/09 acontece mais uma etapa da campanha de doação voluntária de sangue no salão social cedido pelo Clube Comercial de Lorena-SP.
No horário das 8h até às 11h, para doar o cidadão deve levar um documento com foto, estar em boa saúde e alimentado porém evitando derivados do leite, ter mais de 50kg, e idade entre 16 a quase 68 anos de idade.
Não é recomendável a doação aqueles que apresentam febre, gripe ou resfriado, grávidas ou pós parte, que fazem uso de medicamento, que tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, que tenham recentemente feitos tatuagens e pircings, uso de bebidas alcóolicas, entre outros.
O processo é muito rápido. Primeiramente faz-se um cadastro do doador, em seguida sua tipagem sanguínea e aferição da pressão arterial, logo após uma entrevista sigilosa para traçar o seu perfil na qual possa indicar negativo e por fim a doação em si. Na sequência recebe um lanche e pode permanecer em observação médica.
Segundo dados, a cada dois segundos uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, e para cada doação pode-se salvar quatro vidas. A ciência ainda não inventou nenhum tipo de material ou composto que possa substituir o sangue humano.
De acordo com a  Lei 10.205/01 os funcionários públicos efetivos doadores ganham dispensa pelo dia de trabalho. Pela iniciativa privada, há um limite do número de vezes ao ano.
O Clube Comercial fica localizado na praça Geraldo de Prudente Aquino, Centro.


Reprodução:Youtube.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body