1 de fev. de 2013

Resumo da 1ª Reunião do CONSEG

A primeira reunião de 2013 do CONSEG- Conselhos Comunitários de Segurança Pública- foi realizada na noite de quinta-feira, 31/01 excepcionalmente pela sede do Sincomércio de Lorena-SP foi marcada por grande público em relação as anteriores; a presença de secretários municipais e pela qualidade do debate.
Estiveram presentes o vereador Capitão Elton Ribeiro (PSDB); secretário municipal de trânsito Jaime Silva; comandante do grupamento do Corpo de Bombeiros Subtenente Barboza; representando a Polícia Militar a Tenente Lucimeire; presidente do Sincomercio Nilson Almada.
O assunto inicial foi o trabalho desenvolvido pela PM com a queda de vários índices criminais entre novembro-dezembro-janeiro, com exceção do furto de veículos, devido a problemas na legislação penal.
Foi explanado também o problema do galpão abandonado as margens da rodovia BR 116 Presidente Dutra, conhecido como cracolândia na qual policiamento está sendo direcionado naquela local mas também em avenidas de grande movimentação.
Para policiamento preventivo mais uma vez a questão dos policiais com bicicletas, na qual promessa de que em breve a iniciativa sairá do papel, com duas empresas fazendo a doação e efetivo policial já podendo ser alocado assim que as bikes cheguem. Foi citado o caso de Guaratinguetá com o recebimento positivo por parte da população onde oito policiais fazem esse serviço, aproximando-se da comunidade e fazendo cair crimes de furto na região do Centro e bairro Pedregulho.
Momento esperado e inédito, o secretário municipal de trânsito foi elogiado por vários cidadãos na qual na outra gestão o secretário anterior era convidado mas não comparecia.
Logo, o atual secretário foi questionado quando a situação da pasta, na qual afirmou que se encontra em estado crítico com muita coisa a ser feita ao longo dos próximos meses. Entre as citações, as condições precárias dos agentes de trânsito que nem uniforme possuem decentemente, ainda defasagem de treinamento e quantidade de pessoal nas ruas.
Ainda, Lorena esteve politizada em vários aspectos, como construção de lombadas, excesso de placas inúteis e ainda amadoramente improvisadas e feitas fora dos padrões, na qual nem existem.
Nessa semana está sendo feita a pintura das guias amarelas e melhorias na sinalização vertical.
Já o vereador Capitão Elton Ribeiro (PSDB) disse que era uma honra estar acompanhando o CONSEG, onde está sempre à disposição e atuante. Destacou policiais militares presentes na ocorrência da semana anterior com apreensão de grande quantidade de entorpecentes, sendo o Sargento Villas Boas e Cabo Cabral. Em seguida, as condições do Centro Social Urbano que ganhou cara nova, assim como solicitou policiamento pelas Águas do Barão que em breve vai ser entregue à cidade reformado. Também, destaque para Lei do Silêncio, visando veículos com som alto, lojas com caixa de som e carros de propaganda e utilização de um novo procedimento que pode ser usado pela PM para auxiliar a Prefeitura Municipal no tocante a irregularidades.
Por outro lado, notícia das péssimas condições que se encontravam o Corpo de Bombeiros, onde chegaram ao ponto de passar fome, profissionais que trabalham 24h, necessitam de melhores condições para desenvolver um trabalho digno para com a comunidade. Nesse quesito, a aprovação urgente da taxa de manutenção para a corporação que poderia ser embutida no IPTU, de acordo com metragem do terreno do munícipe ou valor venal.
Um morador solicitou providências junto a vagas especiais de idoso e deficiente físico assim como a criação de um telefone 156 aos moldes de São José dos Campos-SP para acionar agentes municipais ou um telefone próprio, sendo canal de comunicação pela população.
De acordo com Subtenente Bombeiro Barboza, por determinação do alto comando, tendo em vista tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul no último final de semana, todas as casas noturnas lorenenses estão sendo vistoriadas para verificar itens exigidos em laudo próprio de segurança para os frequentadores.
Pauta também sobre policiamento rural, que em breve pode ganhar uma viatura com tração 4x4 atendendo regiões diversas coibindo crimes em áreas remotas, afastadas da região central da cidade.
Morador reclamou sobre atendimento do 190 Emergência, na qual por motivos diversos, esperou mais de quarenta minutos e não foi atendido pela PM, sendo orientado a formular uma reclamação.
Ainda, sobre horário de funcionamento de bares, lanchonetes e similares, com fechamento previsto entre às 23h eou 0h.
Por fim, presidente do Sincomércio distribuiu o Guia Comercial idealizado pela Vale Portal a cada um dos presentes e explanou sobre importância do comércio para com a cidade, entre outros.
Para o presidente do CONSEG, Darci de Lima, resumiu que a reunião houve grande ganho para a comunidade, assim como público que participou, convidando para a próxima naa última quinta-feira do mês de fevereiro.

Pùblico presente na primeira reunião do CONSEG de 2013
Da esquerda para a direita- Secretário Municipal de Trânsito Jaime Silva e Vereador Capitão Elton Ribeiro (PSDB) presentes na primeira reunião do CONSEG de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body