3 de abr. de 2013

Resumo da 3ª reunião do CONSEG

A terceira reunião do ano do CONSEG- Conselhos Comunitários de Segurança Pública- ocorrida excepcionalmente na noite da última quarta-feira 27/03 devido ao feriado prolongado de Páscoa pelo salão social da ACIAL- Associação Comercial Industrial Autônomos e Liberais de Lorena-SP tratando de vários temas visando melhorias para os cidadãos.
Estiveram presentes os secretários municipais da Segurança José Ernesto de Oliveira; Meio Ambiente Willinilton Tavares Portugal; do vereador Elton Luiz Ribeiro (PSDB) conhecido como Capitão Elton; além do comandante da 1ª Cia do 23ªBPM-I Capitão Sérgio Israel dos Santos Júnior; e o delegado de Polícia Civil titular Hugo Parreiras de Macedo, ambos responsáveis pelas respectivas polícias na cidade.
O assunto inicial foi a lida da ata da reunião anterior pelo presidente Darci de Lima, além do fornecimento de material sobre combate a dengue, formulário de pedidos,sugestões,elogios e reclamações aos órgãos policiais e do município. Posteriormente um informativo da referida associação também foi ofertado.
Na sequência o delegado titular Dr. Hugo disse sobre a situação da Polícia Civil, como falta de efetivo suficiente, reformas das delegacias, principalmente a que está em andamento, a 2ºDP localizada na região central e afirmou "Lorena em termos de estatística está bem, em termos de diminuição de crimes como furtos, roubos em comparação entre fevereiro de 2012 e 2013".
Foi citado que em 2012 houve registro de 87 roubos e neste ano 59, para exemplificar no período.
Ainda, disse sobre grande importância e parceria com a PM feita no combate ao crime com grandes operações conjuntas, além do dia a dia.
Delegado há 18 anos, deu detalhes sobre a reforma citada, sendo orçada em mais de R$1 milhão, a nova delegacia será muito moderna, a contar desde estacionamento, cuidados com acessibilidade e até brinquedoteca, com previsão de término das obras para julho.
A Ciretran- Circunscrição de Trânsito em breve vai deixar o prédio do 1ºDP da Vila Geny, sendo alocada em um imóvel ainda a ser definido, em fase de estudos, para também oferecer melhores serviços.
Num segundo momento, Capitão Sérgio destacou também a grande parceria com a PC, e ocorrências de grande vulto com a prisão de 34 pessoas em cinco dias, além de cinco armas de fogo apreendidas em apenas vinte e quatro horas.
Um dos assuntos que ganhou grande destaque e tempo do encontro foi a patrulha rural, onde morador-fazendeiro disse que está sofrendo com a sua falta. Roubo de gado, equipamentos agrícolas, além da sensação de insegurança vem ocorrendo há anos, onde já foi solicitado uma viatura com tração 4x4 ao governo do Estado porém sem resposta. Ainda, a falta de conhecimento da região sobre nomes de fazendas e seus proprietários.
A PM afirmou que faz rondas de rotina com viaturas que possuem, além de todas elas terem aparelho GPS para localização, e que sempre que possível solicita apoio da Polícia Militar Ambiental para patrulhamento.
O vereador Capitão Elton solicitou toda documentação já realizada e disse que iria verificar esse assunto no decorrer do mês.
Outro assunto polêmico foi sobre ruído urbano, como festas tradicionais em praças públicas e principalmente de som automotivo.
Foi a vez do secretário de Meio Ambiente explicar que a pasta está comprando dois decibelímetros, já que os que dois antigos estavam em uma oficina para manutenção na qual ficaria com preço muito elevado para conserto.
Sendo assim, seriam aferidos e homologados por órgão competente, assim como cadastramento de servidores para futuras lavrações de infrações. A proposta é coibir excessos em lojas, carros, templos religiosos e demais locais que produzam grande som perturbando ordem pública.
Na pauta, assunto das bicicletas para a PM, na qual voltaria a estaca zero, já que empresas paulistanas que iriam fazer a doação, por alguns problemas, não fariam mais.
Um morador também solicitou consertos no alambrado margeando o ribeirão Taboão pelo bairro Jardim Imperial.
Problemas com guardadores de carros, conhecidos como flanelinhas e a Zona Azul, sistema implantado na gestão anterior, atualmente suspensa, com rodízio de estacionamento em ruas da região central.
Às 21h10 foi encerrada a reunião, com o convite para a próxima, com data e local ainda a serem definidos por se tratar de evento regional envolvendo todo o Vale do Paraíba.
Da esquerda para a direita- canto inferior vereador Elton Luiz Ribeiro (PSBD) conhecido como Capitão Elton sentado  com os participantes; os secretários municipais de Segurança José Ernesto de Oliveira e do Meio Ambiente Willinilton Tavares Portugal; o blog de notícias LORENA EM FOCO não publica imagens do público das reuniões por motivos de segurança.

Ao centro, presidente do CONSEG Darci de Lima; juntamente com comandante da 1ªCia do 23ºBPM-I Sérgio Israel dos Santos Júnior, e delegado de Polícia Civil titular Hugo Parreiras de Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body