15 de dez. de 2013

Comil é inaugurada com presença do governador

A Comil foi inaugurada oficialmente na manhã deste sábado, 14/12 com a presença de autoridades, prefeitos de várias cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, além de vereadores lorenenses, imprensa local e regional e do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Em uma cerimônia reservada, realizada em um dos galpões da fábrica, foi montada toda estrutura para o evento.
Intitulada como a mais moderna fábrica de ônibus da América Latina, foram necessários investimentos de R$110 milhões, na qual vai estar gerando quinhentos empregos diretos e mil indiretos.
Discursos sequenciados repetiam a felicidade de todos os presentes. Tanto para o presidente da empresa Silvio Calegaro como o prefeito municipal Fábio Marcondes (PSDB).
Calegaro afirmou que Comil lorenense estará em ritmo completo de produção em meados de fevereiro do próximo ano.
"Uma das mais modernas fábricas de ônibus do país e exportando para mais de 30 países, é inovação tecnológica na beira da Dutra", frisou o governador.
Também muito contente e aclamado foi o atual secretário municipal de Desenvolvimento  Econômico e Turístico Luiz Gustavo Rodrigues de Souza, apontado como o mediador para a vinda da unidade fabril para a cidade, anunciada na época do então prefeito Paulo César Neme.
Bastante citada no cerimonial, a Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - assessorou a empresa na obtenção da infraestrutura adequada  e no apoio às demandas tributária e ambiental.
Após descerramento da faixa e placa comemorativas, os visitantes em grupos puderam fazer um tour pelo local acompanhados por engenheiros, conhecendo de perto a linha de montagem da empresa em todos os processos, onde três deles são totalmente automatizados, como o setor da pintura.
Segundo um engenheiro, a Comil está em constante inovação e aprimoramento principalmente para ônibus urbano, visando diminuir o tempo de montagem, que é de aproximadamente cinquenta e dois minutos, com diferentes partes sendo montadas separadas e depois juntadas.
De acordo com especialistas, com essa inauguração a empresa estará preparada para absorver o crescimento da demanda por ônibus até 2016, motivada por eventos importantes como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
A nova planta está dimensionada para a produção de 10 unidades de veículos urbanos por turno e a expectativa é que este nível de produção possa ser atingido no segundo semestre de 2014, com dois modelos: Svelto e Svelto Midi, com capacidade variando entre 26 a 50 passageiros sentados.

Localização privilegiada
Uma série de fatores levaram a empresa a definir o investimento em Lorena-SP. O principal deles foi a localização privilegiada do município, próximo aos três principais centros urbanos do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que concentram cerca de 60% do total das aquisições de ônibus para transportar pessoas em cidades. “Precisamos estar mais próximos do centro de negócios do País e dos fabricantes de chassi e dos clientes, a maioria situada nos estados do Sudeste, para termos ganhos logísticos e de competitividade”, afirma Calegaro.
A disponibilidade e qualificação da mão-de-obra local também foram especialmente considerados. Destaque para a eficiência e interesse do governo estadual e da prefeitura da cidade para atrair o investimento. “O Estado e o município tiveram um papel fundamental na decisão de vir para São Paulo, abrindo portas para uma negociação positiva para a empresa e para a comunidade”, destaca o diretor da Comil.

Opinião
A fábrica Comil vem a ser a aposta para alavancar a cidade de Lorena-SP, ou pelo menos é o que pode-se imaginar.
Investimento realizado para sua construção é quase a arrecadação total da cidade em um ano fiscal total.
Apesar de ter ocasionado alguns conflitos em mão de obra nessa etapa, em alguns meses a fábrica já estava de pé. 
Por questões de logística trouxe parte do funcionalismo da matriz sediada no Rio Grande do Sul. Porém no evento deste sábado foi possível comprovar que há funcionários lorenenses, ou seja, o emprego de mão de obra local. Este fator, cabe salientar, todos bem arrumados, e ainda: havia muitas mulheres em um local que se imagina ser um local dominado por homens. Local este também muito bem limpo, organizado e com muita claridade, passando uma boa impressão.
Necessita apenas de um trevo para melhorar o acesso melhor ou seja, ramal direto com a rodovia BR 116 Presidente Dutra.

Com colaboração: Agência Oficial SP, fotógrafo Jeff Dias


Presidente da empresa Silvio Calegaro discursa


Adicionar legenda

Público formado por autoridades, representantes, vereadores

Prefeito Municipal Fábio Marcondes (PSDB) discursa


Governador Geraldo Alckmin (PSDB) em discurso ao fundo, imprensa regional presente no evento

Prefeito Municipal Fábio Marcondes (PSDB) assina documento

Descerramento de placa comemorativa simbolizando a abertura da fábrica mais moderna da  América Latina



Dois modelos urbanos vão ser produzidos na unidade Lorena-SP: Svelto e Svelto Midi

Maquete de ônibus urbano produzido pela Comil


Fachada de um dos galpões

Aeronaves utilizadas por autoridades estacionadas em pátio externo da fábrica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body