7 de jan. de 2016

Calendário Nacional de Vacinação tem alterações

O Calendário Nacional de Vacinação de 2016 já está em vigência nas Unidades de Saúde de Lorena. Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, as alterações ocorrem em cinco vacinas e foram anunciadas na última terça-feira, 05/01
Confira abaixo:

Poliomelite – A terceira dose da vacina contra a poliomelite, que era dada por via oral, passa a ser injetável. Não há mudanças em relação às datas. As três primeiras doses continuam dadas aos 2, 4 e 6 meses de vida e os reforços por via oral aos 15 meses e 5 anos.

Meningite – A vacina meningocócica C (conjugada), que protege as crianças contra a meningite causada pelo meningococo C também sofreu alterações na ampliação da faixa etária, podendo ser feita até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo dadas aos 2 e aos 4 meses e o reforço aos 12 meses.

Pneumonia – Na vacina pneumocócica 10 , que protege os bebês contra a pneumonia, a principal diferença no calendário será a redução de uma dose. Agora, ela será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que poderá ser tomado até os 4 anos.
No município a primeira e segunda doses das vacinas meningocócica C e a vacina pneumocócica 10, são realizadas aos 3 e 5 meses respectivamente, conforme orientação da nossa regional, GVE – Taubaté , com objetivo de minimizar desconforto para a criança ao receber duas vacinas no mesmo membro,não havendo prejuízo para a proteção da criança, com relação a essas doenças.

HPV – A vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), que é aplicada em três doses, passa a ter apenas duas. Meninas de 9 a 13 anos podem ser vacinadas gratuitamente e devem tomar a segunda dose da vacina seis meses depois da primeira. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses.

Hepatite A – A vacina sofre alteração da faixa etária que será imunizada, passando dos 12 para 15 meses de idade.


Com colaboração e ilustração: Secretaria de Comunicação Social- Prefeitura Municipal de Lorena-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body