21 de nov. de 2010

Içá - A Formiga que vai pra panela

Fêmea da saúva, Içá ou Tanajura -(Atta sexdens rubropilosa) - Formiga voadora, um inseto que se transforma em um prato apreciado, principalmente no final do ano, quando  pode ser caçado e até congelado. Contendo  cerca de 30% de gordura e 15% de proteína, é visto por muitos com preconceito, tendo gosto e cheiros únicos, estando ao fogo ao fogo lembra até urina, segundo a opinião de muitos.
Apreciada pelo escritor Monteiro Lobato, que a chamava de o 'caviar do Vale', a içá realmente não é um alimento comum. Para começar, em apenas uma época do ano -- após o período das chuvas -- ela sai do formigueiro para colocar seus ovos.

Chega a ser caçada e vendida até por crianças, que vão para a zona rural de Lorena-SP para captura-la. sendo vendida a preço médio do litro entre R$15 a R$20 reais, onde há até a falta do "produto" rapidamente.

Segundo a culinária regional   o hábito de comer a saúva era como um ritual para os índios e foi incentivado pelos padres jesuítas, preocupados com os estragos causados pelos insetos nas plantações.

Havia um dito popular que dizia que ou se acabava com as saúvas ou elas acabavam com o Brasil. Elas comem de tudo e precisam de muitas folhas para se alimentar. Os índios sabiam que elas estavam para sair do formigueiro quando por causa das trovoadas.

O Vale do Paraíba é a região que mais aprecia, além do Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais como locais em que ainda existe a cultura de comer a saúva  e antigamente, chegava a tê-la como base da alimentação durante o período da revoada.

Pela tradição na região ainda há o Festival Gastronômico do Içá, promovido pela Fundação Nacional do Tropeirismo, de Silveiras. Para muitos, o fundamental é preservar os costumes dos índios, sem alterar as tradicionais receitas. "Não teria a ousadia de alterar a tradição gastronômica. Estamos mostrando o lado nobre da nossa milenar história indígena", disse um morador.

Formiga Içá ou Tanajura-( com sorte de ainda estar viva)  créditos Flávio Cruvinel Brandão


Receita

Ferver apenas o bumbum das formigas por cerca de 30 minutos. Após escorrê-las, deve-se levar ao fogo com gordura, mexendo sempre, até torrar. Depois, coloca-se farinha de mandioca ou de trigo.
Uma outra maneira de fazer a comida é utilizar a cabeça do inseto e misturá-la na farinha de mandioca, formando uma paçoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body