3 de jan. de 2011

Cerol em pipa é proibido

Com o advento das férias escolares, muitas crianças, jovens e até adultos tem como passatempo a prática de empinar pipa. Chamada de muitos nomes, uma pipa ou pagagaio é uma armação composta por duas varetas cruzadas e recobertas por um papel fino, geralmente papel de seda, na forma de um losango que contendo em uma das pontas uma linha que facilita sua estabilidade quando posta em movimento para planar.
Mais do que é uma brincadeira, torna-se uma rivalidade. Não satisfeitos em apenas em empinar, o interesse dos praticantes é "cortar" a outra, para isso, utilizando-se de cerol, uma mistura rudimentar de cola e caco de vidro moído, ilegalmente, proibido por lei, devido a várias mortes provocadas, principalmente em motociclistas.
A lei estadual 12.192 de 2006 proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas, sob pena de responsabilidade criminal, sendo menor de idade, os pais responsáveis.
O cerol pode ainda, provocar ferimentos em quem o produz ou manuseia.
Não há lei que obrigue as antenas nos veículos. Mas elas impedem que mais pessoas sejam feridas. Ao utilizá-las na frente das motos, as linhas de pipa são contidas e os cortes evitados.
A brincadeira pode virar algo gravíssimo.
O LORENA EM FOCO aborda o assunto de maneira educativa, para evitar noticiar casos aqui em nossa cidade nessas férias.


Reprodução: Campanha Cerol Não

Créditos: Campanha Cerol Não


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body