13 de jan. de 2011

Lorena se prevenindo para evitar tragédias

Com as fortes chuvas de verão, intensas em 2011, a Prefeitura Municipal de Lorena-SP tem trabalhado tendo em vista os rios de cortam a cidade.
Pelo rio Mandi, um dos cinco que cortam a cidade, atravessando principalmente o bairro da Cruz, Santa Edwirgens, Vila Geny e Vila Brito, foi realizado um serviço de assoriamento, e também refentes as margens alargadas, com a retirada de lixo, entulho.
O serviço inicial garantiu uma melhor vazão e fluxo do rio no bairro da Santa Edwirgens e em um trecho da Vila Nunes, às margens da rodovia BR 459 Lorena- Itajubá, além de uma estética melhor também.
A promessa vem em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE),  e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMEAR) que começou no Mandi, no Quatinga,  se extendendo ao Paraibinha, o Taboão e o São João, na região urbana do município.
O DAEE autorizou a remoção de entulhos e de outros materiais, que atrapalham o curso das águas. O órgão irá ceder duas máquinas, sendo uma drag-line, maquinário do tipo extração de areia; e uma S-90, uma escavedeira, para auxiliar a ação. A prefeitura em contrapartida fornece o combustível para os equipamentos e a mão-de-obra.
Segundo a pasta do Meio Ambiente, esse serviço também é uma determinação do programa estadual Município Verde Azul, na qual Lorena-SP foi premiada e ganhou a certificação.


Rio Mandi, que corta vários bairros com suas margens alargadas- no detalhe trecho do bairro da Vila Geny e suposto despejo de esgoto doméstico in natura, ou seja sem tratamento algum no afluente do rio Paraíba do Sul

Rio Mandi, já no trecho da Vila Nunes, margeando a BR 459 Lorena- Itajubá acumulava lixo na cabeceira da ponte com a Avenida Targino  Vilela Nunes no início do mês

Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil da cidade está em estado de atenção, principalmente em locais considerados como áreas de risco. Está sendo feito um acompanhamento em relação ao índice de chuvas,  ou seja na quantidade de água proveniente,  realizado diariamente através do Plano Preventivo até o dia 31 de março, segundo a Assessoria de Imprensa.
Por exemplo, na sexta-feira passada, 07/01 segundo o diretor, Darci de Lima houve um aumento do rio Paraíba do Sul, o que deixa a Defesa Civil em estado de alerta,  colocou em operação a bomba d’água do bairro da Vila Brito e fechando as comportas que dão saída aos bairros da Nova Lorena e Vila Brito.
Neste período de alerta e cuidados, as pessoas que residem próximas a rios ou ribeirões devem estar atentas a qualquer emergência e solicitar imediatamente a ajuda dos bombeiros do município, Defesa Civil ou a Polícia Militar.
Não desejamos que aconteça em nossa cidade o que estamos presenciando na televisão: enchentes, gente morta, muitas perdas. Veja o vídeo dramático abaixo
 fin

Enquanto isso olhe a situação dramática na região serrana do Rio de Janeiro- lamentável.

Um comentário:

  1. Olá, sugiro que faça uma reportagem sobre a bomba D'agua da vila Brito, e quais as chances de bairros proximos alagarem. desde já agradeço

    ResponderExcluir

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body