6 de jan. de 2012

Dia 6 de janeiro- dia de Reis


O dia seis de janeiro é marcado para os católicos como o dia de Reis, ou seja, os três reis que saíram de partes distintas do planeta para reverenciar o nascimento de Jesus Cristo, o Messias
O trio foi guiado por uma estrela, chamada de Estrela de Belém ou Estrela Guia, até precisamente onde estava o menino com seus pais.
Na África, partiu o rei Baltazar, levando consigo mirra,que era um presente ofertado aos profetas, sendo uma espécie de arbusto onde se extraía uma substância utilizada para preparação de medicamentos.
Da Índia, rei Gaspar, com o incenso, significando a divindade, tendo origem desde os tempos remotos da humanidade segundo estudos, seja para aromatizar os ambientes, espantar insetos e energias negativas, além de representar a fé e a espiritualidade.
Da Europa, Melchior ou Belchior levando ouro ao rei dos rei, simbolizando a nobreza.
De origem portuguesa, em algumas cidades acontece a Folia de Reis, iniciando-se no dia 24 dezembro se estende até o dia de hoje, onde numa cantiga passam pelas casas que os acolhem como uma forma de benção. Por aquele continente, a data é um feriado
Também segundo o calendário, o dia 06/01 é o dia de desmonstar a árvore de natal e demais decorações natalinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body