28 de out. de 2012

Resumo da 10ª reunião do CONSEG

O CONSEG- Conselho Comunitário de Segurança Pública- de Lorena-SP esteve reunido na noite da última quinta-feira, 24/10 para o contato mensal com a comunidade para debater, conhecer, questionar melhorias sobre o assunto temático.
Sob a presidência de Darci de Lima,teve participação popular maior, além da presença do vereador eleito Capitão Elton(PSDB) na qual colocou-se à disposição da população para resolver problemas ouviu e opinou posteriormente.
O primeiro assunto pautado foi sobre falta de efetivo por parte da Polícia Civil, na qual a ACIAL- Associação Comercial Profissionais Autônomos de Lorena-SP poderia assinar documento através do CONSEG solicitando aumento policial, já que teria no ano de 1996 equipe de 22 investigadores e em 2012- somente 14 investigadores, sendo dois alocados na Delegacia de Defesa da Mulher, 1 na Ciretran somados a mais 2 agentes policiais.
Outro morador reclamou sobre a falta de respeito das vagas de estacionamento para deficientes físicos.
Já o Capitão Sérgio Israel, comandante da 1ª Companhia da PM na cidade, disse que estava afastado devido a uma cirurgia no joelho e teria retornado há pouco tempo. Destacou ações realizadas durante o mês, como prisão do casal pela Cecap por tráfico de drogas, ações conjuntas entre as Polícias com o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além do apoio da população pode fazer via Disque Denúncia através do telefone 181.
Em seguida, outro morador criticou o serviço 190 Emergência sobre a qualidade de atendimento, onde solicitou sobre trânsito em uma carreata política ocorrida, e a atendente após maltrata-lo, de acordo com ele, após ser pedido sua identificação deixou-o mais de cinco minutos esperando e posteriormente desligou o telefonema.
Nesse contexto foi focado sobre a falta de um número municipal para atendimento de infrações de trânsito, onde geralmente o munícipe tem que ligar pra PM que após é repassado para Base que depois passa para número de telefone fixo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.
Novamente foi dito sobre patrulhamento nas áreas rurais e com policiamento com bicicletas na região central. Ainda somente no papel.
O representante da Secretaria Municipal da Segurança, Thales Castro, fez um balancete sobre situação da Guarda Patrimonial, assim como repasse de verbas federais para estruturação do órgão e da implantação do sistema de videomonitoramento. 13 câmeras podem ser instaladas em Lorena dentre alguns meses, havendo a necessidade da criação de uma Lei Municipal aversando sobre uso das imagens captadas, criação de uma Ouvidoria e também Corregedoria, sendo quesitos exigidos por órgão do governo federal.
Ainda, finalizando o recurso da Atividade Delegada, onde ainda não foi implantada na cidade, contribuindo para a sensação de segurança, onde atualmente mostra-se pouca.
Nada mais havendo, houve o encerramento após quase duas horas de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body