9 de set. de 2013

Policiamento com bicicletas é implantado, já colhe frutos e tem aprovação da população

Pauta de discussão ao longo de várias reuniões do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública) o policiamento ostensivo da Polícia Militar com apoio de bicicletas enfim hoje é realidade, resultando duas ocorrências de destaque e com em opinião positiva da população de Lorena.
Utilizando duas bicicletas especiais doadas por comerciantes através do empenho da Associação Comercial e Industrial Autônomos e Liberais, a dupla policial é formada por Sd Fabiano e Sd Arcanjo.
Para poderem trabalhar tiveram que passar por uma capacitação de quinze dias pela Escola Superior de Educação Física da PM, com sede na capital e foram destaque. No curso de formação aprenderam a utilizar a bike como ferramenta contra o crime. No exame final ficaram em segundo e terceiro colocados de toda a turma com policiais de vários locais do estado.
Muito mais que simplesmente pedalar, o trabalho exige esforço físico e muita atenção por parte da equipe. No trânsito caótico de uma cidade do interior, pelo centro comercial não é uma tarefa fácil pedalar e ao mesmo tempo evitar delitos, uso e tráfico de drogas, entre outros.
O fardamento é diferenciado por conta da mobilidade que devem possuir. Vestem bermuda e uma camiseta pólo, ambas da mesma cor padronizada da corporação militar, assim como todo material de um policial patrulheiro comum, como rádio comunicador e armamento. Destaque para o capacete, item obrigatório de segurança para ciclistas segundo o Código de Trânsito Brasileiro, porém fora de uso pela maioria da população.
Em quinze dias de implantação, além da prevenção constante, a ação efetiva com duas ocorrências de destaque. A primeira foi a recuperação de uma bicicleta furtada, sendo localizada pela linha férrea próximo ao bairro do São Roque, no local conhecido como pontilhão. O segundo caso foi o apoio a uma briga escolar pela Escola Estadual Gabriel Prestes onde surpreenderam um aluno na saída da aula portando maconha.
A atuação é positiva. Na reunião do CONSEG, realizada na última quinta-feira, 28/09, opinião unânime entre população. O empresário e vice-prefeito José Carlos dos Reis disse que o trabalho realizado é excelente e se possível deveria ser ampliado para as grandes avenidas da cidade, como a Sete de Setembro, São Pedro, entre outras.
Mesma opinião positiva é do comerciante Josimar de Almeida Luiz :”(sic) Às vezes dá até medo aqui o centro (região central), mas esse trabalho da PM é muito bom, elogiei eles no calçadão pedindo para demais ciclistas empurrassem as bicicletas ao invés de andar igual louco como fazem; já vieram aqui na minha loja se apresentaram, gostei” conta.
De acordo com comandante da 1ª Companhia, capitão PM Sérgio Israel dos Santos Júnior, responsável pela cidade de Lorena, o patrulhamento segue planejamento semanal, com foco no policiamento comunitário, em horário comercial de segunda à sábado, mas há a previsão de um dia da semana funcionar em horário noturno: “ Policiamento com bicicletas é mais uma forma de aproximar a PM junto à população” declara.
A população pode pessoalmente acionar os policiais militares em caso de necessidades ou via telefone 190 emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body