A cidade de Lorena-SP pode ganhar mais duas lombofaixas em breve.
Pelo menos foi a propositura realizada pela vereadora Lorane Bustamente (PTB) através de moção para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.
Lombofaixa é uma espécie de quebra-molas, lombada, obstáculo, na qual ficando acima do nível normal da rua, devendo ser nivelada até o meio fio, de ponta a ponta, sinalizada com pintura em solo e com placas verticais.
Um dos locais, seria na avenida Peixoto de Castro, em frente a faculdade. Já há uma lombada (visivelmente irregular segundo determina normas do Contran- regulador do assunto em âmbito nacional). Porém, a lombofaixa proporcionaria uma melhor segurança na travessia, haja vista ainda o horário de rush na entrada e saída dos estudantes daquela instituição.
A segunda proposta é em frente ao Asilo Lar São José, pela avenida Capitão Messias Ribeiro, pela Vila Celeste, local de trânsito intenso. Por se tratar de um local inseguro para os idosos: " quando eu passo por lá vejo as enfermeiras com os idosos tentando atravevssar uma rua super movimentada e uma lombofaixa é de extrema necessidade" afirmou a vereadora em tribuna.
A primeira lombofaixa foi instalada ano passado, em frente ao Pronto Socorro da Santa Casa pela rua Dom Bosco, onde dificilmente é respeitada.
Opinião
O LORENA EM FOCO é a favor das lombofaixas. Desde que construídas regularmente dentro dos padrões que são exigidos.
Ainda, sugere um trabalho de conscientização pelo prazo de 90 dias, com cartilhas, faixas e uma melhor divulgação sobre a finalidade desse item de segurança importante em uma cidade.
Posteriormente um trabalho dos agentes de trânsito em MULTAR os infratores que as desrespeitem.
E a multa vai pesar no bolso do motorista. Os incisos I, II e III do artigo 214 do CTB prevê como infração de natureza gravíssima, ganhando o condutor 7(sete) pontos na habilitação, deixar de dar preferência de passagem ao pedestre: que se encontre na faixa com valor de R$ 191,54.
Quem passeia a pé pela vizinha Guaratinguetá-SP, sabe que é respeitando quando se está atravessando uma simples faixa de pedestre. Os motoristas automaticamente param e dão passagem, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Por que lá é assim e Lorena não?
Sobre Lombadas
Pesquisando pelo assunto, uma reportagem pela revista Quatro Rodas, especializada em assunto automotivo, afirma que a lombada eletrônica é mais eficiente pois não causa desconforto, risco de engavetamento e desgastes dos veículos, mas tem um valor elevado de instalação e além de exigir uma manutenção periódica, chegando a ser 10x mais cara que uma tradicional.
Malefícios- Há ainda a questão levantada sobre um prejuízo causado: perde-se alguns segundos por lombada, além de desgastar o veiculo, com pastilhas de freio, por exemplo, e com maior gasto de combustível, e de logicamente em maior poluição do ar.
Pelo menos foi a propositura realizada pela vereadora Lorane Bustamente (PTB) através de moção para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.
Lombofaixa é uma espécie de quebra-molas, lombada, obstáculo, na qual ficando acima do nível normal da rua, devendo ser nivelada até o meio fio, de ponta a ponta, sinalizada com pintura em solo e com placas verticais.
Um dos locais, seria na avenida Peixoto de Castro, em frente a faculdade. Já há uma lombada (visivelmente irregular segundo determina normas do Contran- regulador do assunto em âmbito nacional). Porém, a lombofaixa proporcionaria uma melhor segurança na travessia, haja vista ainda o horário de rush na entrada e saída dos estudantes daquela instituição.
A segunda proposta é em frente ao Asilo Lar São José, pela avenida Capitão Messias Ribeiro, pela Vila Celeste, local de trânsito intenso. Por se tratar de um local inseguro para os idosos: " quando eu passo por lá vejo as enfermeiras com os idosos tentando atravevssar uma rua super movimentada e uma lombofaixa é de extrema necessidade" afirmou a vereadora em tribuna.
A primeira lombofaixa foi instalada ano passado, em frente ao Pronto Socorro da Santa Casa pela rua Dom Bosco, onde dificilmente é respeitada.
Opinião
O LORENA EM FOCO é a favor das lombofaixas. Desde que construídas regularmente dentro dos padrões que são exigidos.
Ainda, sugere um trabalho de conscientização pelo prazo de 90 dias, com cartilhas, faixas e uma melhor divulgação sobre a finalidade desse item de segurança importante em uma cidade.
Posteriormente um trabalho dos agentes de trânsito em MULTAR os infratores que as desrespeitem.
E a multa vai pesar no bolso do motorista. Os incisos I, II e III do artigo 214 do CTB prevê como infração de natureza gravíssima, ganhando o condutor 7(sete) pontos na habilitação, deixar de dar preferência de passagem ao pedestre: que se encontre na faixa com valor de R$ 191,54.
Quem passeia a pé pela vizinha Guaratinguetá-SP, sabe que é respeitando quando se está atravessando uma simples faixa de pedestre. Os motoristas automaticamente param e dão passagem, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Por que lá é assim e Lorena não?
Reprodução: Lombofaixa sendo pintada em Bebedouro-SP- detalhe para o sistema de pintura- qualidade diferente do que hoje é empregado em Lorena-SP |
Sobre Lombadas
Pesquisando pelo assunto, uma reportagem pela revista Quatro Rodas, especializada em assunto automotivo, afirma que a lombada eletrônica é mais eficiente pois não causa desconforto, risco de engavetamento e desgastes dos veículos, mas tem um valor elevado de instalação e além de exigir uma manutenção periódica, chegando a ser 10x mais cara que uma tradicional.
Malefícios- Há ainda a questão levantada sobre um prejuízo causado: perde-se alguns segundos por lombada, além de desgastar o veiculo, com pastilhas de freio, por exemplo, e com maior gasto de combustível, e de logicamente em maior poluição do ar.
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