5 de fev. de 2011

Calouros relatam agressão e abusos em trote de universidade em Lorena

No primeiro dia de aula letivo de 2011, inicia-se os rituais dos "trotes", como são conhecidas as "brincadeiras" dos veteranos( alunos mais velhos) aos calouros ( alunos novos).
Mas o ritual tomou outras proporções para quatro estudantes da UNISAL (Centro Universitário Salesiano de Lorena-SP), uma das instituições de ensino superior da cidadae.
Na região central, muitos tiveram o rosto pintado com tinta, cabelos cortados, roupas rasgadas. Em reportagem ao telejornal Vanguarda TV 2º Edição, da TV Vanguarda, afiliada local da Globo, um estudante que prefere não ser identificado, disse que ele e mais três pessoas foram obrigados e pedir dinheiro na rua, e aquele dinheiro arrecadado foi  destinado aos os veteranos para comprarem bebidas alcóolicas. "Compraram só bebida destilada como pinga, vodka, só bebida forte, ai eles já vem e mete a garrafa na boca e não tem como cuspir se não você vai engasgar" afirmou o estudante.
Não tendo o costume de ingerir bebidas alcóolicas, o estudante também declarou que desmaiou, entrou em convulsão e teve que ir para o pronto socorro de Lorena-SP.
Para o presidente do centro acadêmico, Franklin Morais, há a questão do trote do bem, ou seja, assim como divulgado em todo o campus, o objetivo era pra arrecadar donativos para as vítimas das fortes chuvas de janeiro da região do Sul de Minas Gerais." (sic) pega-se a toda a empolgação do calouro e transmite em benefício da sociedade.
O reitor da Unisal,  Fábio Garcia dos Reis, afirmou que esse tipo de ação não é aceita e é repudiada, onde os envolvidos podem ser punidos com penas de suspensão e até expulsos.
Para a polícia, o problema vai além. Há os crimes de constrangimento ilegal, lesão corporal, e até de colocar a vida de alguém em perigo.
Segunda-feira será a vez do início das aulas das demais faculdades de Lorena. Pode haver outros casos desse tipo reportados.




O TROTE DO BEM
A Unisal informa em seu webiste que recebeu os alunos no dia 31/01, primeiro dia de aulas letivas, com música entrega de bombons, assim como cartão de Dom Bosco, pelo teatro, onde foi apresentada a Pastoral da Universidade, assim como a coordenação e direção da unidade.
Em seguida cada coordenador reuniu-se com seus alunos para conversar sobre o curso.
Nos outros dias da semana, os veteranos envolvidos no Trote do Bem percorreram as salas de aula dos primeiros anos para explicar a proposta, os itens e como participar.

Conta ainda com um campeonato esportivo, que foi realizado
 sexta-feira, 4/02, na quadra coberta do com mais de dez equipes, masculino e feminino, envolvendo alunos, professores e funcionários. 

Os jogos estão sendo organizados pela Pastoral da Universidade.

História dos Trotes
Segundo pesquisas, os trotes são conhecidos desde o surgimento das universidades, na era Medieval, onde a igreja detinha todo o conhecimento, assim como os livros, para a época.
Com o ingresso da pessoa para o estudar, muitos eram camponeses e analfabetos( normal para a época medieval) onde possuíam grandes cabelos e barbas. Foi onde cumpria-se um ritual de passagem para um novo patarmar de vida, envolvidos em aparar os pelos do novatos, assim como dar uma saudação de boas vindas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body