2 de ago. de 2011

Medida drástica mas que resolveu um problema envolvendo bicicletas

Boa tarde, estaria seria uma ótima notícia na qual temos anseio de noticiar, porém é um fato que não ocorreu em Lorena-SP mas que possa servir para uma reflexão para a tomada algum tipo, para alguma atitude em prol da população.
Todos sabem que nossa cidade é considerada a capital das bicicletas, mas quem vive por aqui sabe o quão caótico é tratado esse meio de transporte ecologicamente correto.
Nesse sentido, aproveitando o gancho, o prefeito da capital da Lituânia, Vilnius, localizada no continente europeu, tomou uma medida radical: com o tanto de carros estacionados pelas ciclovias da cidade, pelo que se entende, ele é  um ciclista, usou um tanque de guerra, e passou por cima de um dos que estavam irregularmente estacionados
De acordo com a publicação da Folha de São Paulo, veinculada hoje,  o prefeito Arturas Zuokas, de terno e gravata, é mostrado em cima do blindado passando por um carro, onde em seguida nas filmagem cumprimenta o proprietário, que em choque, fica pasmo olhando a cena. Arturas ainda ajuda a varrer a rua com as peças destruídas que ficaram após o guinchamento.
Mas e ai?
Bem, podemos notar dois detalhes na qual gostaria de ver, mas que ainda não vi: Lorena-SP, a cidade das bicicletas, não vimos nenhum prefeito andar de bicicleta de terno e gravata.
Outro fato, um prefeito varrendo a rua. Algo imensurável de se ver no Brasil.
Mas prolongando o raciocínio sobre o vídeo: que espetáculo de rua, que apesar de não ser de asfalto, tem uma espécie de bloquete ou pedra, que pasmem, mesmo com o peso de um tanque blindado de guerra, sequer afundou ou causou algum tipo de dano no pavimento, que por sinal, está niveladíssimo. Sem contar na rua que em si já tem um aspecto excelente, limpa, tem árvores, sinalização. Realmente, país de primeiro mundo, sabemos o porque da nomenclatura.
Voltando a nossa realidade ínfima, o que podemos refletir? como estão as ciclovias desta cidade?
Por que se estaciona sobre as ciclofaixas das avenidas, que são poucas?
Quando veremos um prefeito que possa "empeitar" os problemas de uma cidade, por mais simples que possam parecer?
Quando veremos também um prefeito andando de bicicletas e sentido o caos do trânsito em qualquer horário do dia?
Por que deixa-se suja e sem manutenção todas as três existentes?
Com a resposta, os órgãos de Trãnsito e Transportes, Polícia Militar, Serviços Municipais, Planejamento Urbano (será que temos mesmo?)

2 comentários:

  1. Hugo,

    Realmente, a medida foi autoritária, incorreta, porém, nos faz refletir. A rua foi feita para servir de estacionamento de carros? As vias de Lorena são estreitas, será que não deve ser proibido o estacionamento de carros (que já ocupam grande parte do espaço das vias para circularem). Sem carros estacionados, teremos espaço suficiente para instalar ciclofaixas, principalmente nas vias do centro de Lorena.

    Eduardo Venanzoni
    A Mocidade de Lorena

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, concordo que foi uma medida autoritária, mas correta, já que os veículos estavam estacionados sob a ciclovia.
    aqui em nossa cidade, pelo que percebo, falta alguém de pulso, que seja radical em algum sentido, bem afinal, isso seria uma forma de perca de votos, fiscalizar, multar, gera revolta por parte do "errado que se importa com o umbigo próprio e nada mais". lorena não tem uma ciclovia ou ciclofaixa em condições de tráfego!

    ResponderExcluir

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body