25 de ago. de 2011

Resumo da reunião do CONSEG

A oitava reunião do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública) de Lorena-SP, realizada na noite de quinta-feira, 25/08, contou com uma gama de assuntos que foram discutidos durante mais de uma hora pela população.
As autoridades da cidade estivem presentes, como o presidente do conselho e da Defesa Civil, Darci de Lima; o comandante da 1º Companhia do 23º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Capitão Sérgio; o delegado titular de Polícia Civil, Wilson Stevam de Moraes; representando o Departamento de Trânsito e Transportes, o secretário adjunto Luis Fernando Tenório.
Um dos primeiros assuntos debatidos foi sobre um mapa com as propriedade rurais com nome e localização dos seus respectivos fazendeiros.
Em seguida um assunto que gerou polêmica, se tratando de um projeto piloto envolvendo a PM e a comunidade, em um serviço de mediação de conflitos, sobre casos de desinteligência e pertubação do sossego  Nesses casos, após uma rodada do bate-papo entre os cidadãos presentes, entendeu-se que a polícia iria até o local na hora do acontecimento de uma casa com sol alto, por exemplo, onde seria marcada um pedido formal de comparecimento em um outro dia da parte reclamante e da parte que estaria causando o conflito. Nesse momento, evitaria-se a ida ao Fórum e um processo criminal na Justiça, já que é tipificado como uma contravenção penal, este tipo de delito. 
Segundo informações, esse projeto já existe pelo estado de Minas Gerais.
Logo após, relatado a grande quantidade de casos de roubo a transeuntes próximo a ETEC ( Escola Técnica) Padre Carlos Leôncio, e de estudantes que saem no período noturno.
Na sequência,  foi sugestionado o policiamento ostensivo com bicicletas, já que Lorena é a cidade das bicicletas. O pedido foi encaminhado ao presidente a Associação Comercial e Industrial, Ulisses Fucuda, para intermédio de um possível convênio para repasses.
Ainda, foi elogiado o policiamento à pé feito por alunos-policias em estágio probatório pela cidade, caminhando nas ruas centrais.
Na sequência, comentou-se sobre casos de uma suposta quadrilha que está agindo na cidade, se vestindo com roupas de serviços públicos, como a SABESP, para adentrar e praticar roubo nas residências.
Pelo uso democrático da palavra, o delegado Wilson comentou alguns casos na cidade, como prisão e esclarecimento de homicídios recentes, assim como repassou informações de prevenção de casos, como o acima citado.
Posterior, foi citado o trabalho da Guarda Civil Patrimonial atuando pelo bairro do Novo Horizonte e algumas considerações sobre a saída do secretário se Segurança Municipal, o investigador Alfredo Luiz, que foi reintegrado ao quadro da Polícia Civil por determinação da lei orgânica da corporação, jque estaria no prazo da licença sem vencimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body