30 de set. de 2011

Resumo da reunião do CONSEG


A 9ª Reunião do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública) de Lorena-SP em 2011, realizada na noite de quinta-feira, 29/09; foi marcada pela maior presença de público e mais participativo do que as ocorridas anteriormente.
Composto de autoridades policiais da cidade, representantes de secretarias e do comércio, especialistas na área, membros de instituições e a população em geral; durante duas horas o assunto amplamente debatido foi a propositura e o ensejo de melhorias para uma das cidades da região mais violentas do estado de São Paulo.
Pela pauta, iniciando, o comandante da 1ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar do Interior, capitão Sérgio, na qual explanou sobre o resultado de operações e ações desenvolvidas pela tropa no combate a criminalidade no policiamento ostensivo e preventivo no mês de setembro, destacando a quantidade de armas e drogas apreendidas assim como de pessoas foragidas recapturadas.
Em seguida um morador sugeriu para que se faça alguma campanha visando uma divulgação maior do telefone do Disque- Denúncia, através de algum tipo de parceria. Foi proposto a criação de algum material tipo panfleto, assim como na internet e a checagem da viabilidade de propaganda em ônibus. Para o LORENA EM FOCO, é mais interessante a ligação para o 190 Emergência, quando uma grande operação estiver ocorrendo, para o repasse de informações sobre criminosos, áreas de ponto de drogas, onde escondem, etc.
A promessa de um maior emprego por parte da PM pelas ROCAM (Ronda de Apoio com Motocicletas), sendo amplamente elogiada pelos bons trabalhos prestados, seja na prisão em flagrante de ladrões, apreensão de entorpecentes e no policiamento em áreas rurais de difícil acesso.
Na sequência, a discussão de um policiamento com bicicletas pela área central, assim como indagações referentes ao período de estágio de alguns alunos-soldados, que estão fazendo aos sábados, pelo centro comercial,  fazendo policiamento à pé em trio.
Problemas relatados de roubos a estudantes no entorno da Escola Estadual Padre Carlos Leôncio, onde um policiamento será reforçado na semana, na saída dos cursos, pelo período noturno.
Violência também em outras escolas estaduais, pelo período matutino, com abordagens e viaturas permanecendo estacionadas próximas a estes locais, quando não estivessem em atendimento.
Assunto polemizado foi sobre o combate a prática comum de jovens com som alto proveniente dos carros estacionados, proposto um convênio entre Polícia Militar e Prefeitura Municipal para ceder equipamentos e ações possam ser feitas em breve, coibindo tal prática que incomoda moradores e comerciantes.
Situação de efetivo das forças policiais, bicos e atividade delegada, guarda civil, sociedade civil organizada pelas redes sociais na internet, funcionamento de bares e restaurantes, futuras parcerias com Sincomerciários, também constaram na pauta.
No debate, acalorando, o tema Bombeiros Municipais, criticados pela forma de atuação em algumas ocorrências, onde alguns Bombeiros Civis Voluntários tem ganhado um maior destaque frente aos concursados, chegando a serem confundidos.
Emendando, a apresentação do futuro secretário municipal de Segurança Pública, o Capitão reformado do Exército brasileiro, Leovaldo Luis Costa, na qual presente na ocasião para se inteirar dos assuntos da pasta, disse que assume dentre alguns dias.
De acordo com ele, a determinação é de criar efetivamente um Corpo de Bombeiros na cidade, com instalações, equipamentos e veículos para a população lorenense. Ainda, o estudo e conhecimento in loco em outras cidades, para a volta da implantação da central de videomonitoramento, na qual através de um convênio, ficaria sabiamente nas mãos de policiais militares, como já acontece em Aparecida-SP.

CONSEG- Comandante da 1ª Companhia, Capitão PM Sérgio; Presidente do CONSEG e da Defesa Civil, Darci de Lima; Futuro Secretário Municipal de Segurança Pública, Capitão reformado do Exército Brasileiro, Leovaldo Luis Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body