10 de nov. de 2016

Plano Municipal de Resíduos Sólidos está disponível para consulta pública e sugestões


Divulgação: Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos está disponível até o próximo dia 17.
Está em fase de consulta pública até o próximo dia 17/10 o documento prévio do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
Produzido pela Prefeitura Municipal de Lorena/SP, através da Secretaria de Meio Ambiente, o plano é um complexo estudo composto de trezentas e sessenta e sete páginas, na qual trata e normatiza questões ambientas, destinação de lixo variados e suas consequências, entre outros.
Já a consulta pública tem por objetivo  ampliar a participação da discussão sobre o plano, mobilizando a sociedade e envolvendo setores específicos em todo o território nacional.
No dia 18 de novembro, às 14h, na Câmara Municipal, ocorrerá a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, sendo importante a participação da comunidade.
Durante reunião da AMICE- Associação de Moradores do Centro- realizada ontem, quarta-feira, 09/11, o secretário municipal de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, explanou sobre este documento e ações que foram necessárias para chegar a este resultado, assim como as dificuldades enfrentadas pelos municípios e a vanguarda de Lorena no assunto, sendo destaque na região, e também como planos futuros como a parceria de implantação de uma oficina de reciclagem de restos de construção.
Para acessar o documento preliminar clique aqui, ou no site da Prefeitura, www.lorena.sp.gov.br, clique na aba ‘Prefeitura’ e em seguida ‘Plano de Resíduos Sólidos’. Para participar do Plano com sugestões ou dúvidas clique aqui.
Durante a elaboração do PMGIRS, foram realizadas duas oficinas técnicas nos meses de março e abril. Na ocasião, mais de 120 pessoas colaboraram com propostas e possíveis soluções que garantam a qualidade do serviços referentes ao manejo dos resíduos sólidos no município.

Sobre o PMGIRS:A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12305/2010, determina que os municípios devam planejar o manejo dos resíduos sólidos através da elaboração de seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) sendo instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla as diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável dos resíduos sólidos. Ele deverá apresentar o diagnóstico da situação atual do sistema assim como as diretrizes, programas, projetos e ações para um horizonte de 20 anos.

Com colaboração e imagem- Secretaria Municipal de Comunicação Social- Prefeitura Municipal de Lorena/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body