20 de jun. de 2017

Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas é lançado


Foi lançado oficialmente na terça, 13/06 o Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas, Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Lorena/SP.
Pioneira na região tem o objetivo de prevenir acidentes e melhorar a capacidade operativa do município no atendimento de notificações de situações de risco à saúde da população, buscando evitar agravos relacionados com a presença desses insetos em área urbana. O Plano também prevê uma preocupação e conscientização da importância das abelhas no ecossistema.
O Plano contará com representantes de órgãos municipais, estaduais e membros da sociedade civil que integram o Sistema Municipal de Defesa Civil, com o objetivo de oferecer subsídio às ações da Coordenação do Plano em situação de emergência, são elas:

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC;
Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Corpo de Bombeiros;
Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do SAMU;
Secretaria Municipal de Segurança;
Secretaria Municipal de Trânsito;
EDP São Paulo, por meio da gerência do meio ambiente;
Organização de Apicultores de Lorena.

As diretrizes, composição da equipe que integrará as ações do Plano e a definição das atividades de atendimento às ocorrências estão inseridas no Decreto Municipal, assinado pelo Prefeito Fábio Marcondes.
O coordenador de Proteção e Defesa Civil, Fernando Romeiro, ressaltou durante o evento a importância da execução do Plano e dos parceiros envolvidos para o sucesso do Plano.
“Nós contabilizamos os chamados da Defesa Civil e constatamos que somente nos últimos três meses foram 60 ocorrências relacionadas com retiradas de vespas e abelhas de residências e espaços públicos. Isso representa 70% das ocorrências gerais da nossa Defesa civil. Os números mostram a relevância da usabilidade do Plano e os departamentos envolvidos são de extrema importância para essa execução” disse.

Fotografia: Claudio Ribeiro- Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Fernando Romeiro, durante explicação do lançamento do Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas
A vice-prefeita, Marietta Bartelega, destacou durante sua fala que, além de garantir a segurança dos envolvidos, o Plano trabalha com o cumprimento das leis ambientais.
“Nossa Defesa Civil está apresentando um Plano bastante completo e minucioso. A preocupação ecológica da equipe merece ser destacada, já que sabemos da importância desses insetos para o ecossistema. Só tenho que parabenizar a equipe e dizer que, assim como o Plano de Combate às Enchentes, este será mais um Plano modelo para a área e principalmente para garantir a segurança de todos” afirma.

Fotografia- Claudio Ribeiro- A vice-prefeita, Marietta Bartelega em discurso representando Poder Executivo

Para o coordenador regional de Defesa Civil (REDEC 3), Capitão Adilson Monteiro, mais uma vez Lorena sai na frente em organização e visão estratégica no que diz respeito ao trabalho prestado.
“Vejo Lorena como modelo para várias cidades. Graças ao bom trabalho executado na cidade, a Defesa Civil conta com parceiros e elos importantes da cidade, além do total apoio e visão do Executivo”ressalta.

Fotografia: Claudio Ribeiro- Coordenador Regional de Defesa Civil (REDEC 3), Capitão Adilson Monteiro,

O evento de lançamento aconteceu no Mercado Municipal, sede da Defesa civil, e contou com a presença de representantes da Defesa Civil de cidades da região, ambientalistas e apicultores.

Na Prática
COMPDEC  vai prestar o primeiro atendimento às solicitações de pessoas que contatarem, em relação aos informes básicos, que devem ser repassados ao munícipe, proceder a triagem dos casos via telefone através do checklist ou no momento do atendimento, a fim de classificá-lo quanto ao grau de risco e posteriormente, acionar os órgãos responsáveis por cada ação e, em caso de confirmação de emergência, efetuar o isolamento da área até a chegada da equipe que irá retirar o enxame, contatar o SAMU, na presença de vítimas, para a prestação dos primeiros socorros. Se as condições forem favoráveis para o manejo, será realizado com o apoio de apicultores.

Com fotografias: Claudio Ribeiro
Secretaria Municipal de Comunicação Social- Prefeitura Municipal de Lorena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body