30 de jan. de 2011

Após encontro em Lorena, RCC inaugura capela em futura sede nacional em Canas

Após o Encontro Nacional de Formação (ENF) realizado nesta semana no colégio São Joaquim, da rede Salesiana em Lorena-SP, foi inaugurada em solenidade, a capela de Nossa Senhora de Pentecostes, em Canas-SP, a primeira edificação da futura sede nacional da Renovação Carismática Católica (RCC), grupo ligado à Igreja Católica.
Após uma missa, que foi presidida pelo bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, e concelebrada por Dom Alberto Taveira, assessor ecesiástico a RCC Brasil, o público era formado principalmente por encontristas e lideranças do evento, assim como políticos e a população.

RCC
A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento católico que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960, se assemelhando à algumas das práticas já existentes em denominações evangélicas (protestantes) porém fortalecendo dogmas já existentes no catolicismo romano, voltado para a experiência pessoal com Deus, particularmente através do Espírito Santo e dos seus dons.
Pelo Brasil, desembarca três anos mais tarde, em Campinas pelos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty
Buscando dar uma nova abordagem às formas de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística católicos.
Em termos de doutrina a RCC afirma seguir a Bíblia, o Catecismo da Igreja e todas as demais diretrizes da Igreja entre ela os dogmas já fixados no catolicismo romano, como a crença na intercessão dos santos e a imaculada Maria.

Em suas reuniões de Oração utiliza músicas de louvor, adorações e pregações.
Prega que o pecado - definido pela Igreja como um ato ou desejo contrário a vontade de seu Deus - é a fonte dos males vividos na sociedade atual. Ganância, egoísmo, soberba, vícios, mau uso da liberdade, etc, seriam consequências dos pecados do homem.
Defende que Jesus tem o poder de libertar e perdoar os pecados e que, para isso, basta que o homem arrependa-se diante dele e se utilize da confissão.
O bem maior que a RCC possui é a Eucaristia que é a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No movimento é também presente a devoção à Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus, proclamando-a como bem-aventurada e pedindo sua intercessão e auxílio.


O ENCONTRO
O ENF, realizado pela segunda vez na cidade, reuniu mais de três mil participantes, segundo os organizadores.
Em 2011, com o tema do apóstolo Lucas: “Por causa da tua palavra, lançaremos as redes” (Lc5,5); todos os dias, tinha início com o santo terço, em seguida uma programação com palestras, pregações e workshops, onde os participantes escolhiam o tema que desejava, partilhando assim, idéias e experiências e com os demais.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Gustavo Rodrigues, é uma oportunidade para alavancar o comércio da cidade, gerando renda, além do uso da rede hoteleira.“É muito importante, pois eventos como esse movimenta o comércio local, as pessoas aproveitam para andar e conhecer a cidade, e também vale ressaltar a rede hoteleira que está toda ocupada, isso tudo gerando renda, sem contar que os visitantes divulgam a cidade lá fora”, explica.

Reprodução: Logotipo Renovação Carismática Católica- RCC

Singelo DETALHE- Estacionamento
A cidade ainda necessita de um local para estacionamento municipal, seja de ônibus, vans ou carros, haja vista a ocupação causada na rua Dom Bosco, praça Conde Moreira Lima, avenida São José.
O motorista necessitou de paciência, por mais sinalizado possível e com a presença de agentes de Trânsito para estacionar pela região central de Lorena.
Estacionamentos, são ítens indispensáveis, para as escolhas dos estádios-sede da copa do mundo de futebol, para se ter uma idéia e noção.

2 comentários:

  1. A cidade já tem os espaços, na Praça do Rosário onde ficava o prédio demolido da antiga Prefeitura, bem como na Praça da Matriz espaço maior em frente a Câmara Municipal. Com relação ao trânsito no centro a abertura da antiga passarela melhorou e muito o estrangulamento causado por aquela saída pela rua lateral da agência dos Correios. Outra melhoria foi o asfaltamento da rua Major Oliveira Borges, apesar de mtos motoristas ainda insistirem em trafegar apenas pela Rua Principal. Acredito que no futuro a rua principal deva ser um espaço apenas para os pedestres.
    Apesar desta questão do trânsito devemos observar o quanto esse evento trouxe de retorno financeiro aos comerciantes da cidade, são 3 mil visitantes na cidade, durante 5 dias, se cada um gastou de hospedagem e alimentação R$ 20 por dia, o evento gerou 300mil de receita para os comerciantes lorenenses...

    ResponderExcluir
  2. disse um estacionamento, em não me locais para estacionar de qualquer jeito.
    concordo que os locais até suportam, mas com limitações.
    concordo que com a abertura da continuação da rua Dom Bosco deu maior fluidez para o tráfego, mas ainda a cidade fica no gargalo e dependente de viadutos e da empresa particular MRS logística.
    O asfaltamento da major oliveira borges foi benéfico, mas foi um pouco antes da campanha politica. ainda necessita de um projeto de galerias pluviais para resolução das águas das chuvas na região central.
    a reforma na rua principal, Dr Rodrigues de Azevedo, também foi uma ótima ação, haja visto o trânsito caótico de pedestres se misturando aos veículos.
    entretanto já necessita de um trabalho de conscientização de circulação, tanto para os ciclistas como pedestres, pois o local já não há muito paisagismo, ou o que resta deste, devido aos pedestres que atravessam pisando na vegetação, e não respeitando as faixas de pedestres implantadas ao longo do trecho.
    ainda, certamente o evento trouxe divisas para a cidade, do lado dos comerciantes com venda direta, como impostos. há ainda de se confirmar se realmente foi lucro no geral do mês, ou se serviu para despesas, mas isso é para cada caso, assim como outra história.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias com finalidade de divulgar a cidade de Lorena-SP.
Agradecemos sua visita e se assim desejar, deixe seu comentário.

/body